Fitch afirma nota de crédito da Rumo em ‘AAA(bra)’ com perspectiva estável

Valor Econômico – A Fitch Ratings afirmou a nota de crédito nacional da Rumo em “AAA(bra)”, com perspectiva estável, destacando a posição de negócios robusta da empresa como uma das maiores operadoras ferroviárias do Brasil, com expectativas de geração de caixa e margens operacionais crescentes.

Segundo a agência de classificação de risco, devido a uma estrutura de baixo custo, a empresa possui vantagens competitivas robustas em relação ao transporte rodoviário, o que sustenta a estabilidade da demanda, mitiga a concentração operacional no agronegócio e limita a volatilidade dos volumes ao longo dos ciclos.

A Fitch diz que os recentes projetos da Malha Central e de expansão da Malha Norte até Lucas do Rio Verde são positivos, pois geram oportunidades de captação de maiores volumes de grãos. A Rumo deve transportar 81 bilhões de toneladas por quilômetro útil (TKU) em 2024, ante 77 bilhões de TKU em 2023, e os volumes devem crescer de 6% a 6,5% anualmente de 2025 a 2027, afirma.

A expectativa é de que a Rumo mantenha forte liquidez e alavancagem líquida de baixa a moderada, mesmo durante o período de investimentos altos, diz a Fitch. A agência prevê investimentos elevados de cerca de R$ 21 bilhões entre 2024 e 2026, resultando em fluxo de caixa livre negativo em R$ 6,3 bilhões no período. O programa de elevados investimentos da Rumo deve fortalecer sua malha e agregar volumes transportados, afirma a agência.

Fonte: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2024/04/11/fitch-afirma-nota-de-crdito-da-rumo-em-aaabra-com-perspectiva-estvel.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0