Conheça a cidade que quer construir um ‘porto seco’ no interior do Paraná

O Globo – O município de Toledo, no oeste do Paraná, faz planos de instalar um porto multimodal junto à linha férrea da Nova Ferroeste, que passará pela região. O projeto prevê a atração de recursos privados para colocar a estrutura de pé.

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) está à frente do movimento para tirar a iniciativa do papel, com apoio de outras entidades.

O local estimado para o novo terminal fica próximo à saída para Assis Chateaubriand (PR), a poucos quilômetros do futuro trilho da Nova Ferroeste. O projeto deve acelerar o desenvolvimento econômico na região e reforçar as atividades de cooperativas, agroindústrias e indústrias que atuam na área, diz Cristiano Dall’Oglio da Rocha, presidente da Acit.

Símbolo do agronegócio

Caso de fato se torne realidade, a estrutura pode significar um novo salto para uma das cidades-símbolo do agronegócio paranaense. O Valor Bruto de Produção Agropecuária (VBP) de Toledo se mantém, há uma década, como o mais alto do estado.

Em 2022, o VBP do município foi de R$ 4,3 bilhões. As cadeias produtivas de suinocultura e avicultura lideraram a movimentação, com R$ 1,75 bilhão (40% do total) e R$ 1,3 bilhão (29,8%), respectivamente. Principais componentes da ração para frangos e porcos, os grãos também aparecem com destaque — milho e soja responderam por 11,6% e 4,5% em 2022, respectivamente.

— Estamos em uma região estratégica. Com o porto multimodal, vamos agregar valor à nossa produção e ao nosso potencial agrícola — diz Rocha.

Segundo ele, a presença de oito cooperativas agrícolas na região assegura a viabilidade do projeto. Rocha acredita que cada participante do projeto deverá investir em torno de R$ 50 milhões para construir a infraestrutura necessária no novo terminal.

Para que essas empresas possam operar no local, elas precisarão erguer armazéns e silos, além de investir na conexão do terminal ao trilho da linha férrea. Entre as cooperativas agrícolas que atuam na região de Toledo estão Coamo, Coopavel, C. Vale, Frimesa, Copagril, Cotriguaçu e Primato.

Ainda não se definiu o valor exato do investimento, mas estima-se que somente a área que deve receber o terminal, de 120 alqueires (ou cerca de 290 hectares), deva custar R$ 40 milhões.

A Nova Ferroeste vai conectar o Porto de Paranaguá, no Paraná, a Maracaju, em Mato Grosso do Sul. O projeto deverá ser levado a leilão na Bolsa de Valores em 2025. O vencedor terá 99 anos para explorar a estrutura.

O investimento total na nova ferrovia deverá chegar a R$ 35,8 bilhões. Ela vai ampliar e modernizar a atual Ferroeste, entre Cascavel e Guarapuava. Com extensão de 1.567 km de trilhos, a nova malha ferroviária ajudará no desenvolvimento econômico dos estados envolvidos (Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina), além de Paraguai e Argentina.

Fonte: https://oglobo.globo.com/economia/negocios/noticia/2024/05/28/conheca-a-cidade-que-quer-construir-um-porto-seco-no-interior-do-parana.ghtml

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