Money Times – A consultoria Russel Reynolds, escolhida pela Vale (VALE3) para apresentar o próximo CEO da empresa, deve elaborar uma série de nomes e chegar a três possíveis escolhas para um substituto a Eduardo Bartolomeo, atual diretor-executivo. As informações são do blog de Victor Irajá à CNN.
Entre os favoritos, estão o ex-presidente da Americanas (AMER3), Sergio Rial, o atual CFO da Vale, Gustavo Pimenta, e o ex-presidente da Suzano (SUZB3), Walter Schalka, que, entretanto, já sinalizou não querer entrar no pleito para a presidência.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Segundo fontes, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva está sendo um fator decisivo para a escolha. Isso porque, apesar de não indicar diretamente um nome, é provável que o conselho de administração queira confirmar a escolha e que o nome tenha boas relações com o governo.
Também, de acordo com Irajá, a escolha final não deve ser de um nome diretamente ligado ao presidente Lula, que tenta afastar o fantasma das falas de José Luciano Duarte Penido, ex-membro do conselho de administração da empresa.
Em carta ao presidente do colegiado, Daniel Stieler, Penido afirmou que o atual processo sucessório “vem sendo conduzido de forma manipulada, não atende o melhor interesse da empresa e sofre evidência e nefasta influência política”.
Saiba quem são os nomes favoritos para o cargo de CEO da Vale
- Sergio Rial
Sergio Rial foi ex-CEO do banco Santander (SANB11) no Brasil entre 2016 e 2022 e assumiu a cadeira de diretor-executivo da Americanas em 1 de janeiro de 2023.
Sua estadia na varejista, entretanto, durou pouco. 10 dias após assumir o cargo, foi descoberto um rombo de R$ 20 bilhões nos balanços da empresa.
Recentemente, Rial anunciou que se tornou sócio da gestora Crescera Capital, juntamente a Sérgio Eraldo, além de ter sido eleito presidente do conselho de administração da Vibra Energia (VBBR3).
- Gustavo Pimenta
Gustavo Pimenta é o atual diretor-financeiro (CFO) da Vale e, segundo a CNN, sua aparição entre os três escolhidos seria um “gesto de respeito a uma ‘candidatura interna’” da empresa.
Em março deste ano, Pimenta virou réu em um processo na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), iniciado para julgar o vazamento de informações à imprensa acerca da venda de uma parte da unidade de metais básicos da Vale à Arábia Saudita.
Posteriormente, foi confirmada a compra de 10% da unidade de metais da Vale pela Manara Minerals, joint-venture entre o Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita e a mineradora estatal Ma’adene.
À época, Gustavo afirmou que as intenções de venda já vinham sendo sinalizadas ao mercado antes do Wall Street Journal publicar uma matéria afirmando que as transações estariam próximas da conclusão.
- Walter Schalka
Walter Schalka continua no comando da Suzano até o dia 1º de julho, quando João Alberto Abreu, da Rumo (RAIL3), tomará a posição. Schalka esteve à frente da empresa por 11 anos.
A ideia de Walter para o cargo também surge para afastar questionamentos sobre uma possível influência política no processo de sucessão. Entretanto, o ex-presidente da Suzano sinalizou a pessoas próximas não querer entrar na disputa.
Seja o primeiro a comentar