G1 – O plano de criar uma linha de trem entre São José dos Campos e São Paulo deu um passo importante nesta quinta-feira (23), quando o projeto foi oficialmente anunciado pelo governo estadual.
O projeto Trem Intercidades (TIC) Eixo Leste, que ligará São José e São Paulo, foi incluído no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP).
O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) no Palácio dos Bandeirantes, após reunião do Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas (CGPPP) e do Conselho Diretor do Programa de Desestatização (CDPED).
Com o projeto oficialmente integrado no PPI, o governo estadual vai dar início aos estudos que vão definir os detalhes do projeto. Apesar disso, algumas informações já estão sendo discutidas. Veja os principais planos até agora:
- Qual o tempo e distância do trajeto?
De acordo com o Governo de São Paulo, a previsão é que o percurso dure 1h15 no total. O trajeto pode ter entre 80 e 130 quilômetros.
- Qual é o investimento?
A estimativa é que sejam investidos R$ 6 bilhões no projeto Trem Intercidades (TIC) Eixo Leste, que ligará São José e São Paulo.
- Qual será o trajeto?
A ideia é aproveitar uma linha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Até o momento, as principais opções são:
- a linha 11 Coral, que liga a Estação da Luz até Mogi das Cruzes
- a linha 12 Safira, que vai do Brás até Poá.
- a linha 13 Jade, que permitiria uma conexão com o Aeroporto de Guarulhos
“As alternativas de traçado que a gente tem são todas considerando extensões das linhas 11, 12 e 13. A maior viabilidade é a extensão da 13, para chegar em São José dos Campos. Seria a concessão da 13 e uma outra concessão para o Trem Intercidades (TIC) de São José para São Paulo, engatando na 13. Já teria essa conexão”, disse o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante o anúncio.
- Quando a operação será iniciada?
Ainda não há uma previsão para início da operação. A única previsão em relação a datas da linha de trem entre São José e São Paulo é para apresentação do projeto para a iniciativa privada, o que está previsto para acontecer em 2027.
“A gente deve fechar a contratação do BID, que estudou o trem intercidades Campinas-São Paulo, para estudar também o Santos-São Paulo e São José dos Campos-São Paulo. A perspectiva é que a gente feche o contrato para estudos entre junho e julho. Depois a gente tem um período de análise de pré-viabilidade. Depois o estudo propriamente dito, de maneira que eles devem ficar prontos em 2026, para que a gente possa levar a mercado em 2027”, explicou Tarcísio.
- Quando a operação será iniciada?
Ainda não há uma previsão para início da operação. A única previsão em relação a datas da linha de trem entre São José e São Paulo é para apresentação do projeto para a iniciativa privada, o que está previsto para acontecer em 2027.
“A gente deve fechar a contratação do BID, que estudou o trem intercidades Campinas-São Paulo, para estudar também o Santos-São Paulo e São José dos Campos-São Paulo. A perspectiva é que a gente feche o contrato para estudos entre junho e julho. Depois a gente tem um período de análise de pré-viabilidade. Depois o estudo propriamente dito, de maneira que eles devem ficar prontos em 2026, para que a gente possa levar a mercado em 2027”, explicou Tarcísio.
Repercussão
Em entrevista à Rede Vanguarda nesta sexta-feira (24), o prefeito de São José dos Campos (SP), Anderson Farias (PSD), afirmou que a prefeitura tem feito reuniões técnicas com o governo estadual para discutir a viabilidade do projeto.
“Até hoje isso só foi discutido, nunca foi contratado um estudo de viabilidade para fazer essa ligação. Vai ser usado o mesmo ramal da linha-férrea federal, que é operada pela MRS, ou vai ser necessário construir um novo ramal? Essa que é a grande discussão. Um novo ramal nas margens da rodovia Carvalho Pinto é o ideal, mas tudo isso vai para o papel em um estudo de viabilidade para que a gente possa tornar real essa ligação entre São Paulo e São José dos Campos”, disse.
De acordo com a Associação de Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte (Amvale), o projeto terá um impacto positivo na região caso se concretize.
“Isso é muito importante. Além de melhorar muito a mobilidade urbana, vai trazer a possibilidade de novos investimentos, geração de empregos e recursos para todas as cidades do Vale do Paraíba”, afirma Thales Gabriel (PDSD), prefeito de Cruzeiro e presidente da Amvale.
Thales Gabriel afirma ainda que planeja consultar o governo estadual para discutir a possibilidade de estender a linha para as cidades do fundo do Vale do Paraíba, como Aparecida.
“A gente tem a intenção de trabalhar com o Governo de São Paulo para buscar a extensão dessa linha em duas etapas. Primeiramente até o Vale da Fé, que compõe as cidades do turismo religioso, e posteriormente até o Vale Histórico”, completa.
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