Tarcísio exclui Metrô dos projetos de ampliação de transportes sobre trilhos

O Globo – O governo de São Paulo publicou, nesta segunda-feira (3), o decreto que oficializa o SP Nos Trilhos, programa que prevê 40 projetos de novas linhas ou estações de metrô, trem e VLT no estado, anunciado por Tarcísio de Freitas (Republicanos) na semana passada. O documento explica que o programa será tocado pela Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI), junto com outras pastas como Transportes Metropolitanos, Meio Ambiente e a CPTM, mas deixa o Metrô de fora.

A ausência do Metrô em um projeto estratégico do governo faz parte de um contexto de esvaziamento das funções da companhia, que deve ter todas as suas linhas privatizadas na gestão Tarcísio. O governador já afirmou que pretende conceder as linhas 1 (Azul), 2 (Verde), 3 (Vermelha) e 15 (Prata) do Metrô para a iniciativa privada, e segundo o GLOBO apurou, o governo não descarta a possibilidade da desestatização da empresa pública como um todo.

O governo tem dito que tanto Metrô quanto CPTM não devem operar mais as linhas diretamente e leva em consideração os prejuízos que as estatais acumularam nos últimos anos. Entretanto, o discurso oficial é de que as companhias ficarão a cargo do planejamento de transporte do estado. O decreto desta segunda, entretanto, deixa o Metrô fora desse planejamento e não detalha sua participação no planejamento de novas linhas.

Segundo o decreto, a SPI terá o apoio das secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística; dos Transportes Metropolitanos; e da Secretaria de Turismo e Viagens, e poderá pedir informações a outros órgãos públicos e privados. Não há nenhuma menção, entretanto, à Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), ainda que alguns dos projetos citados por Tarcísio como parte do programa sejam linhas metroviárias, como a 19 (Celeste) e a 20 (Rosa).

Estas duas linhas já têm estudos dentro do Metrô, sendo que a primeira está mais avançada, com projeto básico e traçado definidos. A linha 19 ligará Guarulhos ao Anhangabaú, no Centro da capital, enquanto a 20 ligará Santa Marina, na Zona Oeste de São Paulo, até Santo André, no ABC Paulista. O SP Nos Trilhos prevê investimentos estimados em R$ 194 bilhões e mais de mil quilômetros de malha férrea.

Em nota, a SPI informou que o principal foco do SP nos Trilhos é o transporte ferroviário por superfície e ligação entre cidades, por isso é citada apenas a CPTM no decreto. “Entretanto, quando os estudos envolverem o transporte subterrâneo e/ou metroviário, o Metrô, como empresa pública, também participará da elaboração dos respectivos projetos”, destacou a pasta.

Desde o ano passado, Tarcísio vem falando de suas intenções de privatizar as linhas de metrô e trem no estado, ao mesmo tempo que tem prometido usar essas concessões como forma de viabilizar a construção de novas linhas e modais, como é o caso dos Trens Intercidades (TIC), que são ramais de média velocidade que ligarão a capital a cidades do interior. O primeiro deles é o TIC Campinas, que já foi licitado e teve o contrato assinado na semana passada. A previsão é que o modal seja inaugurado em 2030.

Outros ramais anunciados pelo governador são os TIC São José dos Campos, o Sorocaba e outro que fará o trajeto da capital até Santos, no litoral, além de VLTs ligando Campinas-Hortolândia-Sumaré, que dará acesso ao Aeroporto Viracopos, e o que fará o trajeto entre Sorocaba e Iperó, município vizinho.

Fonte: https://oglobo.globo.com/brasil/sao-paulo/noticia/2024/06/03/tarcisio-exclui-metro-dos-projetos-de-ampliacao-de-transportes-sobre-trilhos.ghtml

1 Comentário

  1. Eu acho é bom. O governo do estado de SP não pensa no transporte ferroviário de passageiros a nível estadual há 30 anos, sempre focou apenas a grande Sp e metrô. Está na hora de pensar no estado como um todo, tirar a concentração de SP capital.

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