Época Negócios – Um novo metrô de nome CETROVO 1.0 produzido com fibra de carbono promete revolucionar a indústria de transporte na China. A inovação é a primeira do tipo no mundo e foi revelada em Qingdao, província de Shandong, no leste do país asiático. Segundo seu desenvolvedor, que é a maior fabricante ferroviária chinesa, a CRRC Qingdao Sifang Co, o lançamento foi projetado para ser significativamente mais leve e mais eficiente em termos de energia do que os trens tradicionais e deve começar a operar ainda este ano — inicialmente em Qingdao.
Sua carroceria composta de fibra de carbono é capaz de reduzir o peso do vagão e da estrutura em 25% e 50%, respectivamente, o tornando 11% mais leve e cortando 7% do consumo operacional de energia — isso significa uma redução nas emissões de dióxido de carbono em cerca de 130 toneladas por ano, o equivalente à restauração de uma área de 6,7 hectares a partir do plantio de árvores.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Liu Jinzhu, projetista chefe do metrô, destacou que o uso de materiais de fibra de carbono também aumenta a resistência da carroceria do veículo ao impacto e estende sua vida útil. Além disso, melhora a adaptabilidade a várias condições ambientais, ao mesmo tempo em que reduz os custos de manutenção.
Seja o primeiro a comentar