Santos suspende novas interdições para obras do VLT por atraso em outra frente de trabalho

G1 – A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, adiou os quatro bloqueios programados para terça-feira (20) no Centro da cidade. As interdições seriam realizadas para uma nova fase de obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), conforme pulicado no Diário Oficial na última sexta-feira (16), mas foram suspensas.

Os bloqueios estavam atreladas ao fim dos serviços, até esta segunda-feira (19), nos seguintes trechos: Rua Braz Cubas até a Rua Amador Bueno e da Amador Bueno até a Rua Doutor Cochrane.

As interdições deveriam acontecer nos cruzamentos entre a Avenida Conselheiro Nébias e a Rua João Pessoa, e da Avenida São Francisco com a Rua da Constituição. A etapa prevê a implantação da linha permanente do modal, por onde o VLT deve operar.

Sem data definida

Em nota, a Prefeitura de Santos informou que não há data definida para as interdições que estavam programadas para acontecer nesta terça. “Estão suspensos os novos bloqueios com ativação que seriam iniciados nesta data, objetivando a execução de serviços nos cruzamentos da Avenida Conselheiro Nébias com a Rua João Pessoa e da Avenida São Francisco com a Rua da Constituição”.

O g1 também procurou Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (Emtu) para entender os motivos do atraso na liberação dos trechos mas, até o fechamento da reportagem, não teve resposta.

Obras do VLT

As obras da 2ª linha do VLT foram iniciadas em setembro de 2020, sob responsabilidade da EMTU e execução da Alya Construtora. Em janeiro deste ano, a empresa anunciou que a entrega do VLT estava prevista para julho. Na época, cerca de 45,7% dos serviços estavam pendentes.

Ao g1, a EMTU informou que as obras civis da 2ª linha do VLT estão em sua fase final. Os trabalhos incluem pavimentação, instalação de trilhos, reparos, acabamentos, instalação de pisos e vidros nas estações e atividades complementares.

Além das interdições citadas, também estão avançando as atividades na Rua Amador Bueno, Avenida Senador Feijó, Rua Frei Gaspar, Ruas Campos Melo, Doutor Cochrane com a Avenida Campos Sales, para execução de via permanente, implantação de trilhos e remanejamento de interferências.

Segundo a EMTU, o início da fase de testes do VLT possui previsão para este semestre. Já a operação do modal está prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2025. A empresa pontuou que os atrasos em relação ao prazo de entrega das obras civis serão avaliados e devidamente responsabilizados.

O novo trecho contará com 8km de percurso e 12 estações, interligando o ramal Barreiros-Porto ao bairro do Valongo. O trajeto pretende interligar os pontos de interesse público, como o Mercado Municipal, Poupatempo, universidades, áreas comerciais e o Terminal Valongo.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2024/08/19/santos-cancela-novas-interdicoes-para-obras-do-vlt-por-atraso-em-outra-frente-de-trabalho.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*