Veja quais serão as prioridades do novo CEO, segundo o chairman da Vale

Valor Econômico – O próximo presidente da Vale, Gustavo Pimenta, tem uma série de prioridades definidas para quando assumir o cargo, o que está previsto para janeiro de 2025.

“A segurança continuará sendo um pilar, um preceito, com Pimenta”, disse Daniel Stieler, presidente do conselho de administração da Vale.

No ano que vem, a Vale vai completar dez anos do caso de Mariana (MG), quando uma barragem da Samarco, empresa da qual é sócia junto com a anglo-australiana BHP, se rompeu causando 19 mortes e uma das maiores tragédias socioambientais do país.

Vale, BHP e Samarco vêm costurando um acordo com o governo federal e com os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo para encerrar de vez as pendências de Mariana. Pimenta está diretamente envolvido nas discussões. A ideia é fazer um acordo semelhante ao que a Vale fez para pôr um ponto final em outra tragédia, a de Brumadinho (MG), de 2019. As negociações sobre Mariana continuam.

Outra prioridade de Pimenta será garantir estabilidade de produção à companhia, disse Stieler. Depois de Brumadinho, a companhia tem enfrentado dificuldades de cumprir metas estabelecidas para atingir volumes de extração de minério de ferro. No níquel e no cobre, metais importantes para a transição energética, a Vale também tem tido restrições de produção.

Em entrevista ao Valor, Stieler disse que Pimenta é focado em resultado e sabe de onde pode tirar os melhores desempenhos da companhia. O chairman da Vale afirmou ainda que o novo CEO da mineradora precisará dar mais atenção às relações institucionais, agenda que inclui, segundo ele, não só os governos nas três esferas (federal, estadual e municipal), mas todos os públicos de interesse (“stakeholders”).

Stieler também disse que Pimenta poderá avaliar oportunamente eventuais mudanças que queira fazer na diretoria-executiva da Vale.

Fonte: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2024/08/27/veja-quais-serao-as-prioridades-do-novo-ceo-segundo-o-chairman-da-vale.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*