Novo PAC movimenta o setor

A Revista Ferroviária, em sua nova edição, apresenta o andamento das obras contempladas pelo Novo PAC, que vem gerando expectativa otimista no mercado. A retomada da Transnordestina Logísitca, por exemplo, promete colocar o Nordeste de volta à logística nacional. Novos passos também foram dados na Fico e na Fiol.

Além de fortalecer o transporte de cargas, essas obras abriram um leque de oportunidades aos trabalhadores em diversas frentes. Também pudera, só para investimentos em ferrovias, o Novo PAC vai injetar a “bagatela” de R$ 94 bilhões até 2026.

Na reportagem, o ministro dos transportes, Renan Filho, detalha sobre os investimentos que o governo federal pretende fazer para devolver o protagonismo do modal.

O entrevistado do mês, Pedro Palma, CEO da Rumo Logística, comenta assuntos que fazem parte do dia a dia da companhia, do setor e, ainda, o andamento das obras de extensão da Malha Norte, em Mato Grosso, o termo aditivo ao contrato de renovação da Malha Paulista, assinado recentemente com o governo federal, a operação na Malha Central, o processo de renovação do contrato da Malha Sul, os investimentos em material rodante e a preocupação da empresa com a implementação de soluções sustentáveis.

E por falar em sustentabilidade, a Vale apresentou um pouco mais sobre suas locomotivas elétricas a bateria FLXdrive, que devem ser entregues em 2026. Estima-se, com essa nova tecnologia, uma economia de 25 milhões de litros de diesel por ano na EFC, deixando de emitir cerca de 63 mil toneladas de carbono, o equivalente ao consumo anual de aproximadamente 14 mil carros de passeio de mil cilindradas.

Sobre as indústrias – A COTRIN apresenta o 1º Curso de Capacitação de Engenharia Ferroviária e ressalta a importância de investir na qualificação de seus colaboradores. E é por meio deste processo que apresenta crescimento constante e com uma equipe altamente qualificada.

Outra empresa presente na edição é a Iron Train, que vem ganhando cada vez mais destaque por estar sempre antenada com o que há de mais moderno no mercado e, assim, oferecer aos seus clientes soluções rápidas, com excelência e preço competitivo.

A Frasle Mobility destaca que tão importante quanto colocar em movimento um trem e seu conjunto de vagões é ter segurança na redução de velocidade e na parada e, por isso, se posiciona como a principal fornecedora de sapatas e pastilhas de freio da marca Fras-le

A Vessel é referência em engenharia elétrica no mercado ferroviário e acredita que seu sucesso é devido ao fato de acompanhar de perto todo o processo de cada projeto. Com um time especializado, preza pela agilidade e qualidade em atender cada cliente do início ao fim.

Na coluna Estação Mobilidade, Sérgio Avelleda fala sobre o caos enfrentado pela ferrovia no estado do Rio de Janeiro, que sofre deterioração das condições operacionais. São questões de segurança pública tão graves que algumas estações sequer são controladas pela concessionária. Uma estrutura ferroviária, que já transportou mais de um milhão de passageiros por dia e que hoje não chega a trezentos mil diariamente.

Levantamento de máquinas de via – Um raio-x completo da frota, que se manteve estável, sem grandes novidades. Dentre as poucas mudanças na frota nacional de equipamentos de manutenção de via para operadoras de carga, as principais aconteceram na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Em Suprimentos, as fabricantes estão apostando em máquinas autônomas, modernizando suas tecnologias para alta produção.

Em Nota Técnica, o artigo “Mitigação e gestão das emissões de carbono no ciclo de vida dos empreendimentos do Metrô de São Paulo”, escrito por Cacilda Bastos Pereira da Silva, Soraia Schutz Martins Carvalho e Ramón Carollo Sarabia Neto. O trabalho foi finalista do 10º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, apresentado na 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da Aeamesp.

Em Estatísticas, os resultados de movimentação em carga e passageiros, que apresentou constância de um modo geral. Na seção Artigo, a opinião de Rodrigo Feitoza, gerente executivo de operações da concessionária VLT Carioca, sobre o caminho para o transporte seguro em via não segregada.

Em Gente que faz diferença, os funcionários que são destaques na Transnordestina, ViaMobilidade e a empresa AmstedMaxion Fundição e Equipamentos Ferroviários. No Arquivo Ferroviário, direto de São José do Rio Pardo, cidade paulista, a estação Venerando, que hoje funciona como propriedade particular.

Na Foto do Mês, a imagem do primeiro trem da Linha 17-Ouro. No Sumário, a locomotiva SD40-2, da concessionária Rumo Logística.

Em breve, os assinantes da revista impressa receberão seus exemplares, ao qual podemos dizer que é um verdadeiro convite para uma viagem pela estrada de ferro.  

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