Mobilidade Estadão – O sistema People Mover de transporte, também conhecido como Aeromóvel de Guarulhos, conseguiu alcançar até 57 km/h em fase de testes. A avaliação aconteceu no início do mês de setembro. Quando estiver pronto, o serviço fará a conexão entre o Aeroporto de Guarulhos e a Linha 13-Jade de trem urbano.
Operado pelo grupo GRU Airport, o aeromóvel terá acesso aos três terminais do Aeroporto de Guarulhos e a estação Aeroporto-Guarulhos, que tanto serve à Linha 13-Jade como à linha Expresso Palmeiras-Barra Funda, ambas operadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
De acordo com a Aerom, líder do consórcio AeroGRU, o Sistema Aeromóvel contará com três veículos com capacidade para transportar 200 passageiros cada. A estimativa da empresa é de levar cerca de 2 mil usuários por hora. Cada viagem ocorrerá em intervalos de 6 minutos. O People Mover irá funcionar em via elevada exclusiva.
Atualmente, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, possui um aeromóvel em operação desde agosto de 2013. A tecnologia utilizada no movimento dos carros baseia-se na propulsão pneumática, em que a pressão controlada do ar empurra os vagões. Essa dinâmica garante um transporte sustentável e eficiente entre os terminais.
De acordo com a empresa, os veículos utilizados no serviço em Guarulhos foram construídos por meio da parceria entre Aerom e Marcopolo. O Aeroporto de Guarulhos é o maior aeroporto da América Latina. Em 2019, o terminal aeroportuário registrou seu recorde de passageiros transportados: mais de 43 milhões de pessoas.
Ao contrário de outros sistemas de Automated People Mover (APM), não são movidos pelas suas rodas. O ar pressurizado produzido por ventiladores instalados dentro das estações ativa uma placa de propulsão fixada ao veículo, que se move por rodas de aço sobre trilhos ferroviários.
Seja o primeiro a comentar