Diário do Nordeste (CE) – Em 2025, a Ferrovia Transnordestina estará pronta e entrará em operação, fazendo os” primeiros transportes comissionados entre Paes Landim, no Piauí, e Quixadá, no Sertão Central do Ceará. Assinado, Tufi Daher Filho, presidente da Transnordestina Logística S/A, empresa concessionária do que será a maior estrada de ferro do Nordeste. Ele também assegura que, em 2027, toda a obra estará concluída até o Porto do Pecém.
Tufi se refere à Fase 1 da Transnordestina, que inclui também o Porto do Pecém, algo que só acontecerá na fase subsequente. O presidemnte da Transnordestina Logística enviou nota à coluna, que ontem publicou comentário sobre a opinião de empresários cearenses da indústria, do comércio e da agropecuária, os quais veem com desconfiança essa obra.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A íntegra da nota encaminhada à coluna pelo presidente da Transnordestina está vazada nos seguintes termos:
“A respeito da coluna ‘Ferrovia Transnordestina: ainda há desconfiança no empresariado’, gostaria de esclarecer que é compreensível que o empresariado tenha, ainda, alguma desconfiança quanto aos rumos do projeto. Asseguro, porém que a conclusão da Fase 1 em 2027 é irreversível.
“Quanto à percepção de empresários do Piauí de que “quase nada foi realizado” esclareço que o trecho do Piauí que corresponde à Fase 1 está totalmente concluído.
“Aproveito para ajustar um ponto importante: o que o diretor Alex Trevizan afirmou em reunião anterior com o empresariado é que, em 2025, a Transnordestina fará os primeiros transportes comissionados entre Paes Landim até a região central do Ceará (Iguatu, Quixeramobim e Quixadá) e não até o porto do Pecém. Esta região, que corresponde aos lotes 4,5 e 6, totalizando 150 km, está em plena construção, com mais de 2,5 mil trabalhadores mobilizados. Adicionalmente, estamos prestes a contratar os lotes 7 e 11 ainda neste ano, aguardando somente a liberação dos recursos do FDNE (R$ 1 bi previstos para 2024).
“Com isso, restará apenas contratar os lotes 8, 9 e 10 para a conclusão da ferrovia. Iniciaremos também em 2025 a construção do TUP NELOG (Terminal de Uso Privado) no Pecém, estrutura que compõe o projeto.
“Convidamos a todos os empresários a visitarem as obras já executadas e as que estão em execução, o que lhes permitirá ver in loco a pujança do projeto, o ritmo das obras e a perspectiva real de conclusão da Fase 1 em 2027.
“Permaneço à disposição do colunista para esclarecer qualquer ponto e lhe estendo o convite para visitar as obras quando considerar oportuno. Tufi Daher Filho, Diretor presidente da Transnordestina Logística”
Esta matéria foi atualizada com novas informações fornecidas pela presidência da Transnordestina Logística.
Be the first to comment