Folha de S. Paulo – Apenas 29% dos brasileiros expressam satisfação com o estado da infraestrutura no país. O índice é menor do que a média em 32 países, onde é de 40%.
Os dados foram levantados pela Ipsos, empresa multinacional de aferição de opinião pública presente em 90 países.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O estudo, realizado entre 24 de maio e 7 de junho, entrevistou 23.530 adultos entre 18 e 74 anos. No Brasil, foram 1.000 participantes, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais.
No caso brasileiro, cerca de 65% dos entrevistados afirmam que os governos não atendem às necessidades da população com relação aos serviços públicos.
Cerca de 42% desaprovam a estrutura de internet e rede 5G. Mais de 50% se dizem insatisfeitos com itens como rodovias, abastecimento de água e transporte.
Nada, no entanto, que se compare à infraestrutura contra enchentes, desaprovada por 78%. A exceção são os aeroportos, aprovados por 69% dos entrevistados.
A maior satisfação com a infraestrutura de transporte, energia e comunicação situa-se na região da Ásia-Pacífico, com 53% aprovando as condições atuais. No outro extremo estão Oriente Médio e África, com 27% de satisfação.
Na Europa, o patamar é de 35%, mesma média da América Latina. Na América do Norte, o índice de satisfação é de 32%.
Seja o primeiro a comentar