BNDES e Banco Asiático de Investimento assinam acordo de R$ 16,7 bi para investimentos no Brasil

Valor Econômico – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB) assinaram nesta segunda-feira (18), em paralelo à cúpula de chefes de Estado do G20, um memorando de entendimento para a disponibilização de R$ 16,7 bilhões do AIIB ao BNDES.

O objetivo do acordo é complementar o financiamento de projetos alinhados ao Fundo Clima e ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No caso do Novo PAC, os projetos devem promover a integração econômica entre o Brasil e Ásia em setores como infraestrutura de transporte, conectividade energética e digital, água e saneamento.

As instituições também vão colaborar nos esforços para financiar projetos de reconstrução do do Rio Grande do Sul e apoiar os projetos de desenvolvimento urbano e infraestrutura social para a realização da COP 30, em Belém. A cooperação tem ainda o objetivo de mobilizar capital privado para projetos de infraestrutura.

O AIIB é um banco multilateral focado no desenvolvimento da Ásia, com sede na cidade de Pequim, na China, mas com membros de todo o mundo, incluindo o Brasil. O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirma que o memorando comprova que o BNDES retomou a missão de promover o desenvolvimento econômico e social do país.

“O memorando assinado com o AIIB comprova que o BNDES retomou a sua missão de promover o desenvolvimento econômico e social do país e que tem ampla capacidade de diversificar o funding e buscar importantes parceiros internacionais para o financiamento de projetos sustentáveis e de infraestrutura que beneficiem tanto o Brasil quanto a Ásia”, afirmou em comunicado.

Fonte: https://valor.globo.com/brasil/g20-no-brasil/noticia/2024/11/18/bndes-e-banco-asitico-de-investimento-assinam-acordo-de-r-167-bi-para-investimentos-no-brasil.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*