G1 – O Governo do Estado do Rio de Janeiro contratou a consultoria da Companhia Paulista de Trens (CPTM), para avaliar o sistema ferroviário. A concessionária será responsável por elaborar estudos técnicos e realizar a mensuração de custos da operação, manutenção e estabilização. As informações serão usadas no futuro edital de licitação da empresa que deverá substituir a Supervia.
A consultoria foi contratada ao custo de mais de R$ 2,4 milhões. O prazo de entrega dos dados é de 30 dias a partir da emissão da ordem de serviços. O acordo foi firmado em São Paulo por meio da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e da Central Logística
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A CPTM atua na gestão dos trens da Região Metropolitana há 32 anos, transportando 1,6 milhão de passageiros diariamente em uma malha ferroviária de 196 km, 5 linhas e 57 estações em 18 municípios.
A malha ferroviária urbana do Rio de Janeiro tem 270 km, cinco ramais, três extensões e 104 estações. Ao todo, os trens do estado transportam cerca de 300 mil pessoas por dia útil.
No momento que até a Supervia-RJ pede cooperação com a CPTM, lembrando que seus trens possuem a mesma modulação, podendo ser intercambiáveis num reconhecimento lógico pelo fato que em matéria em sites especializados, ficou comprovado que os transportes de passageiros sobre trilhos em SP transportam o TRIPLO da soma dos existentes no Brasil!?
Enquanto em SP está em curso uma depreciação predatória da CPTM, pois “Os fins justificam os meios” os atuais gestores continuam iludindo a população lançado inúmeras supostas melhorias fantasiosas em PAPEL que obviamente não cumprirá, mas que soara bem aos ouvidos dos leigos e bajuladores, para justificar as concessões e a extinção da Linha Integradora-710 que beneficia ~738 mil diários, contrariando todos fundamentos lógicos de mobilidade.