Valor Econômico – Apesar do avanço da infraestrutura de transportes no país durante a última década, os desafios logísticos persistem, principalmente no escoamento de grãos por longas distâncias. A boa notícia é que a participação do modal rodoviário caiu no transporte interno de soja e milho, segundo estudo do Grupo de Extensão em Logística da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (EsalqLog/USP). A má notícia é que aumentou a dependência de caminhões nas rotas de exportação.
De 2010 a 2023, a participação do modal rodoviário no transporte da soja (interno e exportação) caiu de 75% para 69%, o ferroviário cresceu de 20% para 22% e o hidroviário, de 5% para 9%. “Basicamente, todo o investimento em infraestrutura no período não deu conta de atender as exportações, que aumentaram 250% no caso da soja e 416% no do milho”, diz Thiago Péra, coordenador do EsalqLog/USP.
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Fonte: https://valor.globo.com/impresso/noticia/2024/11/13/logistica-de-graos-melhora-devagar-no-pais.ghtml
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