Diário dos Trilhos – O Governo do Estado de São Paulo informou nesta sexta-feira (9), que obteve a Licença Ambiental Prévia para a extensão da rede metroviária até Taboão da Serra, ampliação da Linha 4-Amarela.
Este documento foi emitido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) faz parte dos processos legais obrigatórios antes do começo dos trabalhos.
Nos próximos dias a gestão de Tarcísio de Freitas deve também pedir a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para que os trabalhos sejam iniciados ainda este ano.
Serão mais 3,3 km de trilhos para o atendimento direto de 100 mil passageiros em duas estações e três poços de ventilação e saída de emergência (VSE). A construção será responsável pela concessionária da Linha 4-Amarela, a ViaQuatro.
A Expansão do Metrô
O projeto da expansão na Linha 4, irá acrescentar mais duas novas estações após Vila Sônia, Zona Oeste da capital. Uma delas será a estação Taboão da Serra, ficará onde era a concessionária Sorana e terá dois acessos, um em cada lado da Rodovia Régis Bittencourt.
Já a segunda estação será a Chácara do Jóquei, que ficará perto do Parque Chácara do Jockey, na Avenida Professor Francisco Morato, isto dentro da cidade de São Paulo.
Atualmente essa ligação é realizada pelos ônibus gratuitos do sistema “Vai e Vem”, levando os passageiros a partir do terminal de ônibus Vila Sônia até o centro de Taboão.
Os investimentos para a expansão da Linha 4-Amarela até Taboão, tratam de R$ 3,4 bilhões em investimentos com o projeto executivo sendo desenvolvido pela ViaQuatro, com a entrega do novo trecho prevista para 2028.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar