CBN Londrina (PR) – Uma nova reunião para tentar avançar na instalação do Trem Pé Vermelho será realizada no início de fevereiro. A informação é da deputada federal Luisa Canziani (PSD), que tem liderado as discussões em Brasília.
O Trem Pé Vermelho é um sonho antigo dos moradores da região norte do Paraná. O serviço interligaria 13 cidades, desde Paiçandu até Ibiporã, em um trecho de 151 km.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O novo encontro em Brasília deve ter a participação do Ministério dos Transportes, e a Secretaria de Planejamento do Governo do Paraná. Para a deputada, é indispensável a união dos políticos da região.
O projeto tem a expectativa de transportar em média 36 mil passageiros por dia, e a locomotiva atingiria até 160 km/h. Para Luisa Canziani, o Trem Pé Vermelho seria uma alternativa para se somar ao transporte terrestre, e contribuiria também com a geração de empregos.
Apesar da novela que se arrasta há tempos, a expectativa da deputada federal é que realmente é possível tirar o projeto do papel.
Recentemente, um estudo do FIPE (Federação Instituto de Pesquisas Econômicas) constatou a viabilidade do projeto. São estudados sistemas de transportes semelhantes em vários estados do Brasil, como Goiás, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Bahia.
Seja o primeiro a comentar