Metrô CPTM – O governo do estado autorizou nesta segunda-feira, 10, que a concessionária Linha Uni, controlada pela empresa espanhola Acciona, realize a elaboração de estudos para a ampliação da Linha 6-Laranja em suas duas pontas.
Ainda não se trata, contudo, do aval para obras civis, que dependem da assinatura de um aditivo em que os dois parceiros irão acertar a compensação pelo investimento extra.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“Estamos avançando em mais um grande projeto de mobilidade para São Paulo. A expansão da Linha 6-Laranja significa mais integração, eficiência e conforto para a população, garantindo um transporte público de qualidade e planejado para o futuro”, disse o governador Tarcísio de Freitas.
A expansão prevê, no total, mais 7 km de extensão, sendo quatro estações após São Joaquim (Aclimação, Cambuci, Vila Monumento e São Carlos, onde haverá conexão com a Linha 10-Turquesa, da CPTM, e com a Linha 16-Violeta, em projeto) e duas estações após Brasilândia (Morro Grande e Velha Campinas).
Vale lembrar que a concessionária finalizou a escavação do trecho operacional (entre todas as estações) da Linha 6 no domingo, 9. O tatuzão norte está sendo desmontado na estação Brasilândia enquanto o tatuzão sul ainda necessita escavar mais 400 metros para chegar ao VSE Felício Santos.
Para a extensão norte, não será usado uma tuneladora e sim o método NATM (New Austrian Tunneling Method), considerado mais adequado para o trecho.
Já a tuneladora sul deverá continuar seus trabalhos para o novo trecho após São Joaquim porém não se sabe ainda se ela terá que ser desmontada ao chegar ao VSE Felício Santos e remontada em outro lugar ou continuará seus trabalhos a partir dali.
Seja o primeiro a comentar