Terra – Nesta última sexta-feira (7), uma reunião entre a Trensurb e o DMAE definiu novas ações para evitar enchentes na região da bacia ferroviária de Porto Alegre. A parceria busca aprimorar a estrutura de drenagem e mitigar problemas causados pelo excesso de água da chuva.
Entre as medidas discutidas está o uso de um supersugador para limpar o poço das bombas, que será previamente drenado pela Trensurb. Além disso, a equipe técnica pretende investigar uma possível ligação adicional na rede, que pode estar aumentando o volume de água e sobrecarregando os equipamentos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O DMAE também sugeriu a presença de operadores em tempo integral para monitorar o funcionamento das bombas 24 horas por dia, garantindo uma resposta rápida a emergências. A Trensurb, por outro lado, solicitou que o DMLU intensifique a manutenção no entorno da casa de bombas, evitando o acúmulo de resíduos.
A longo prazo, a Trensurb está investindo na recuperação da infraestrutura da estação, com previsão de substituição de equipamentos até março. A iniciativa busca tornar o sistema mais eficiente e preparado para períodos de chuvas intensas.
Seja o primeiro a comentar