Agência Infra – Em nota à Agência iNFRA, a VLI informou que “as negociações referentes à renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica seguem em curso nos órgãos reguladores e no Ministério dos Transportes e são naturais em um processo de tamanha proporção e relevância”.
Ainda de acordo com o texto: “A VLI enxerga que o tempo decorrido no processo, iniciado em 2015 e submetido a audiências públicas e coletas de sugestões da sociedade, tem como consequência uma proposta madura, equilibrada nos aspectos operacional e econômico, de amplo espectro e com um volume expressivo de investimentos a serem feitos ao longo dos próximos anos.
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Desde 2011, a VLI já investiu mais de R$ 14 bilhões, em valores corrigidos, diretamente na FCA. Esse valor corresponde a mais do que 100% do caixa gerado na operação da concessão.
Foram realizados, ainda, investimentos para a construção e a modernização de terminais integradores que conectam o modal rodoviário ao ferroviário, aumentando a eficiência da logística de cargas como grãos, açúcar, fertilizantes, celulose, insumos e produtos siderúrgicos, minérios, entre outras.
Um novo ciclo de concessão, com um contrato mais equilibrado e sustentável, permitirá a continuidade desses aportes, com reflexos diretos no fortalecimento da infraestrutura ferroviária nacional, no aumento da circulação de riquezas produzidas no país via FCA e na vida de milhões de pessoas, beneficiadas por obras de resolução de conflitos urbanos, entre outros impactos positivos”.
Negociações continuam, diz secretário-executivo
O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, disse à Agência iNFRA que as negociações com a FCA continuam e que há chance de se chegar a um entendimento com a companhia para a renovação.
De acordo com ele, as negociações para renovação de ferrovias são complexas porque o ministério está enfrentando e solucionando problemas de grande monta que se acumularam em três décadas de concessões ferroviárias no país.
Lembrou ainda que houve uma mudança na diretriz dessas renovações em relação ao que estava sendo feito pelo governo anterior, com erros que levaram a valores subestimados para os investimentos no setor ferroviário.
“Não é um processo fácil, mas estamos realizando encontros e temos confiança de que é possível”, disse o secretário-executivo da pasta.
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