Diário do Comércio (MG) – A Vale deu início, na última semana, à operação assistida da uma nova frota do trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), que liga Belo Horizonte a Vitória, no Espírito Santo. Com 34 novos vagões, a frota começa a circular em fase de testes no trajeto regular, de forma intercalada com a frota atual.
Essa etapa permite que a performance operacional desses vagões seja avaliada durante o atendimento aos usuários para aprimorar ainda mais a experiência de viagem. A nova composição inclui:
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
- vagões modernos;
- classes executiva e econômica;
- serviço de alimentação;
- acessibilidade com elevador;
- espaços dedicados a pessoas com mobilidade reduzida.
Segundo o diretor da EFVM, João Falcão, a nova frota marca um importante avanço na operação ferroviária da Vale, com tecnologia voltada para o bem-estar de quem utiliza o serviço.
“Os novos carros mantêm os recursos de conforto e segurança. Os testes sem passageiros começaram no último ano e, agora, faremos essas viagens para concluir a entrega do novo trem com escuta à sociedade”, diz o diretor da ferrovia.
Ampliação das viagens
Outra novidade é que as viagens também serão ampliadas nos meses de alta temporada a partir de 2026. Segundo a Vale, estudos encomendados pela companhia estão em andamento para definir o formato dessa operação, incluindo horários e pontos de parada.
Há anos, a Estrada de Ferro Vitória a Minas é a única ferrovia no Brasil a operar um trem de passageiros de longa distância diariamente, conectando Minas Gerais ao Espírito Santo em um trajeto de 664 quilômetros, com duração de cerca de 13 horas e meia.
A frota oferece espaços acessíveis e todos os carros são climatizados, equipados com tomadas para dispositivos eletrônicos, monitores de vídeo para entretenimento e detectores de fumaça. A ferrovia também se destaca pela segurança e pela avaliação ambiental, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Fonte: https://diariodocomercio.com.br/turismo/trem-belo-horizonte-vitoria-novos-vagoes/
Seja o primeiro a comentar