Época Negócios – A França terá uma nova frota de trens de alta velocidade TGV. A linha TGV INOUI é a quinta geração de trens produzidos para a operadora ferroviária nacional SNCF Voyageurs pelo fabricante Alstom e começará a transportar passageiros no início de 2026.
Segundo a Euronews, os trens terão um design completamente reinventado, tanto no exterior quanto no interior. Eles começarão a circular na rota Paris-Lyon-Marselha e, mais tarde, serão implementados no restante da rede.
Dentre as características do novo modelo está um vagão extra, o que aumenta a sua capacidade em até 20%. Com isso, o trem terá 9 carros de passageiros, podendo chegar a até 740 lugares na configuração máxima. Também há menos portas dividindo os vagões e foram feitas melhorias no quesito acessibilidade – possui um vagão dedicado, com banheiros reformulados e instalações para cadeiras de rodas, incluindo um elevador e serviço de buffet no assento.
Houve um foco significativo no conforto dos passageiros, com assentos redesenhados em ambas as classes, oferecendo mais espaço para as pernas (5 cm a mais na 1ª classe), novos materiais, apoios de cabeça ajustáveis e funcionalidades como tomadas individuais e mesas de apoio. E a numeração dos assentos foi simplificada para facilitar a localização
Uma das principais mudanças no novo trem é o grande redesenho do vagão-bar. Batizado de Le Bistro, seu andar inferior é destinado a geladeiras self-service, máquinas de café e micro-ondas com pagamento via terminais.
Já o andar superior é projetado como um espaço de convivência para refeições sentadas.
O menu contará com pratos típicos da França, com 65% dos fornecedores franceses – as carnes serão 100% de origem francesa.
Mais sustentável e conectado
O TGV INOUI ainda se destaca por ser mais sustentável. A sua desenvolvedora diz que ele é 20% mais eficiente em termos de energia devido ao seu design aerodinâmico, o que resultará em economia de CO₂ de 50%. Além disso, é feito de 25% de materiais reciclados e é 97% reciclável.
O veículo ainda incorpora mais de 400 inovações, incluindo o “greffon”, um sistema de bateria de reserva que lhe permite continuar circulando em caso de falha na alimentação principal.
Os novos trens também oferecerão Wi-Fi padrão 5G e informações em tempo real, e terão iluminação LED modular e automática, adaptando-se à situação (parado ou em movimento).
O desenho interno, cujo conceito é “fluxo”, é resultado de uma colaboração entre designers da agência francesa AREP e da agência japonesa Nendo. Os profissionais “brincaram com a ideia de profundidade interna, com uma forte linha do horizonte atravessando todos os elementos e dando a impressão da superfície da água”.
Fonte: https://epocanegocios.globo.com/mundo/noticia/2025/03/franca-tera-nova-frota-de-trens-de-alta-velocidade-com-bistro-de-dois-andares-e-assentos-com-mais-espacos-para-as-pernas.ghtml
Seja o primeiro a comentar