Canal Rural – Após o anúncio da Bahia Mineração (Bamin) sobre finalização de contrato das obras do trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol I), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), disse que a concessionária foi notificada sobre o “desempenho abaixo do esperado no andamento das obras”.
Em resposta ao Canal Rural Bahia na tarde desta quarta-feira (2), a ANTT disse que acompanha de perto a evolução da execução físico-financeira do projeto, bem como o cumprimento das obrigações contratuais.
A agência informou ainda que em fevereiro deste ano notificou a concessionária responsável e que abrirá um procedimento preliminar para apurar possível descumprimento contratual.
A nota diz ainda que, de acordo com o último acompanhamento do plano de investimentos realizado pela ANTT, a Bamin concluiu a obra correspondente à Passagem Inferior na BA-262, localizada no km 1483+46,referente ao Lote 01F.
No entanto, a ANTT não deixou claro o envolvimento da Prumo Engenharia, que por sua vez, o escritório em Minas Gerais da empresa, disse por telefone que a Bamin responderá sobre o assunto.
Conforme apuração da reportagem, a situação se trata de um encerramento de contrato com a Prumo Engenharia, empresa terceirizada pela Bamin para a execução das obras.
Em nota, a Bamin disse que concluiu a fase inicial da construção da ferrovia, iniciada em 2023 e que desde o início da concessão em 2021, investiu R$ 784 milhões na ferrovia.
A desmobilização levará aproximadamente 30 dias. O canteiro de Uruçuca permanecerá como apoio às atividades de manutenção.
Seja o primeiro a comentar