Obra da Ferrovia Oeste-Leste, primeira anunciada no Novo PAC, é suspensa na Bahia

G1 – A obra da primeira etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), entre as cidades de Caetité e Ilhéus, na Bahia, foi suspensa com 75% do projeto concluído.

A informação foi divulgada nesta terça-feira (1º) pela BAMIN, responsável pela construção. Segundo a companhia, o contrato com a construtora Prumo Engenharia foi “desmobilizado” na segunda (31), após um investimento de R$ 784 milhões.

O g1 tenta localizar a Prumo Engenharia para obter mais informações. O motivo da suspensão de contrato não foi informado.

O trecho 1 da Fiol foi a primeira obra anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em julho de 2023.

O projeto previa 537 quilômetros de extensão, passando por 19 municípios baianos.

Na época, a BAMIN previu concluir essa etapa até 2027, mas Lula pediu celeridade nos trabalhos para que a entrega acontecesse em 2026, ano eleitoral.

Em nota, a BAMIN disse que, mesmo com a medida, os serviços de manutenção serão mantidos, além de todas as obrigações socioambientais relacionadas ao Projeto Integrado Pedra de Ferro.

Ainda conforme a BAMIN o Grupo ERG, responsável pela companhia, “permanece em busca de investidores que possam apoiar a implantação desta ação”.

A BAMIN explicou que a empresa e o Projeto Integrado (Mina, Ferrovia e Porto) estão em processo de venda por parte da controladora, a Eurasian Resources Group (ERG), e essa “busca por investidores” refere-se, na verdade, à venda da empresa.

Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial da Bahia (Sintepav-BA) informou que fará uma assembleia nesta quarta-feira (2) para abordar a situação.

g1 procurou o Ministério da Casa Civil, que solicitou que o Ministério dos Transportes fosse contactado. A pasta, por sua vez, pediu para que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), fosse procurada.

A ANTT informou ter aberto um procedimento preliminar para investigar possível descumprimento contratual da empresa. Segundo o órgão, a concessionária já havia sido notificada sobre desempenho abaixo do esperado no andamento das obras. [Veja a íntegra da nota ao final da reportagem]

A Fiol

O projeto da Fiol contra com três trechos, que vão totalizar 1.527 km de extensão, ligando o futuro Porto de Ilhéus à cidade tocantinense de Figueirópolis, com conexão à Ferrovia Norte-Sul.

A ferrovia será um importante ponto para o escoamento de milhares de toneladas de minério produzidos no sul da Bahia e dos grãos da região oeste. A estimativa é de que, quando estiver em operação, a emissão de gases do efeito estufa seja reduzida em 86%.

Os benefícios esperados incluem também a redução dos custos de transporte de grãos, álcool e minérios destinados aos mercados internos e externos, e o aumento da produção agroindustrial da região, motivada por melhores condições de acesso aos mercados nacional e internacional.

Atualmente, a Fiol 2 está em construção, sob responsabilidade da empresa Infra S.A. Já a Fiol 3 está em fase de estudos. Na Bahia, depois de executado, o projeto deve beneficiar diretamente 31 municípios. São eles:

  • Ilhéus;
  • Uruçuca;
  • Aurelino Leal;
  • Ubaitaba;
  • Gongogi;
  • Itagibá;
  • Aiquara;
  • Itagi;
  • Jequié;
  • Manoel Vitorino;
  • Barra da Estiva;
  • Mirante;
  • Tanhaçu;
  • Aracatu;
  • Brumado;
  • Livramento do Brumado;
  • Lagoa Real;
  • Rio do Antônio;
  • Ibiassucê;
  • Caetité;
  • Guanambi;
  • Palmas de Monte Alto;
  • Riacho de Santana;
  • Bom Jesus da Lapa;
  • Serra do Ramalho;
  • São Félix do Coribe;
  • Jaborandi;
  • Santa Maria da Vitória;
  • Correntina;
  • São Desidério;
  • Barreiras.

Em nota, a Infra S.A., responsável pela construção do trecho de 485 km da FIOL 2, entre as cidades de Caetité e Barreiras, informou que a obra se encontra com 69,9% de execução, com previsão de chegar em 100% de execução em 2027.

Segundo a empresa, em paralelo à construção da FIOL 2, ela faz os estudos para a concessão do corredor FICO x FIOL, que envolverá a construção do trecho da FIOL 3 pela futura concessionária. O trecho da FIOL 1 já foi concedido e está em execução pela Bamin.

Leia a nota da BAMIN na íntegra:

“A BAMIN, empresa subsidiária do Grupo ERG, informa que o contrato de obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL I), no trecho entre os municípios entre Uruçuca e Ilhéus, será desmobilizado a partir do dia 31 de Março de 2025, concluindo a fase inicial da construção da ferrovia, iniciada em 2023. Até o momento, a ERG investiu R$ 784 milhões na ferrovia, desde o início da concessão em 2021. É importante informar que, mesmo com a finalização deste contrato, os serviços de manutenção serão mantidos e todas as obrigações socioambientais relacionadas ao Projeto Integrado Pedra de Ferro continuarão a serem executadas. A ERG permanece em busca de investidores que possam apoiar a implantação do projeto”.

Leia a nota da ANTT na íntegra:

“A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) acompanha de perto a evolução da execução físico-financeira do projeto, bem como o cumprimento das obrigações contratuais. Em fevereiro deste ano, a Agência notificou a concessionária sobre o desempenho abaixo do esperado no andamento das obras. A Agência informa que abrirá procedimento preliminar para apurar possível descumprimento contratual.

De acordo com o último acompanhamento do plano de investimentos realizado pela ANTT, a Bamin concluiu a obra correspondente à Passagem Inferior na BA-262, localizada no km 1483+46,referente ao Lote 01F.

Quanto à “necessidade de investidores”, entende-se que essa é uma informação de natureza estratégica da empresa controladora e, portanto, restrita ao seu planejamento corporativo”.

Fonte: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2025/04/01/obra-da-fiol-e-interrompida-na-bahia.ghtml

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