FT: Dinamarquesa Maersk compra ferrovia que conecta portos nas pontas do Canal do Panamá

Valor Econômico – A empresa de navegação dinamarquesa AP Møller-Maersk adquiriu uma ferrovia que conecta os portos nas duas pontas do Canal do Panamá, em um negócio que reduz o controle dos Estados Unidos sobre a ligação ferroviária justamente no momento em que o presidente Donald Trump tenta reafirmar a influência de Washington sobre o país centro-americano.

A unidade portuária APM Terminals da Maersk anunciou, nesta quarta-feira (2), que comprou a Panama Canal Railway Company, que opera uma linha de 76 quilômetros adjacente à hidrovia e transporta cargas entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

A ferrovia foi comprada, por uma soma não revelada, da Lanco Group, dos EUA, e da Canadian Pacific Kansas City, que operam em toda a América do Norte.

O negócio foi assinado apesar da pressão crescente dos EUA sobre o Canal do Panamá, uma passagem fundamental para o comércio mundial e americano, com Trump ameaçando este ano “tomá-lo de volta” ao controle americano.

A Panama Canal Railway oferece uma ligação alternativa entre os portos em Balboa, no Pacífico, e Colón, no Caribe. Após pressão de Trump, esses portos deverão ser vendidos pela CK Hutchison, de Hong Kong, para um consórcio liderado pela americana BlackRock e pelas operações portuárias da maior concorrente da Maersk, a Mediterranean Shipping Company.

Embora a capacidade da ferrovia seja muito mais limitada que a do Canal do Panamá, a ligação ofereceu uma alternativa mais atraente durante uma seca recente, que restringiu as remessas pelo canal. No ano passado, para evitar a seca, a Maersk anunciou que iria usar a Panama Canal Railway para algumas cargas destinadas à América do Norte e América Latina.

A Panama Canal Railway Company “é muito respeitada por sua excelência operacional e nos proporcionará uma oportunidade significativa de oferecer uma gama mais ampla de serviços aos clientes globais de transporte marítimo que atendemos”, disse Keith Svendsen, executivo-chefe da APM Terminals.

A APM disse que a receita da Panama Canal Railway Company em 2024 foi de US$ 77 milhões, com o lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) atingindo US$ 36 milhões.

A venda dos portos pela CK Hutchison parte de um acordo mais amplo de US$ 22,8 bilhões, firmado depois das alegações repetidas de Trump de que “a China está controlando o Canal do Panamá”, que ainda não foi concluído, pois Pequim instou o grupo de Hong Kong a “pensar duas vezes” antes de seguir adiante com a transação.

A atual Panama Canal Railway foi construída como um projeto dos EUA, com as obras começando em 1998, por meio de uma joint venture da ferrovia Kansas City Southern e a Mi-Jack Products, uma fabricante americana de equipamentos de movimentação para portos, e parte do Lanco Group.

A Kansas City Southern foi comprada em 2023 pela Canadiam Pacific, do Canadá, formando o grupo Canadian Paficic Kansas City. A ferrovia é usada, principalmente, como meio de movimentação de contêineres entre navios que operam serviços no Pacífico e no Caribe, sem a necessidade de enviar navios pelo canal.

Ela foi construída em grande parte sobre o leito ferroviário da Panama Railroad original, que abriu em 1855 para passageiros que seguiam o que era então a rota mais rápida entre as Costas Leste e Oeste dos EUA, por mar da Costa Leste até o Panamá e depois por mar do lado do Pacífico do Panamá, até a Costa Oeste.

Fonte: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2025/04/02/ft-dinamarquesa-maersk-compra-ferrovia-que-conecta-portos-nas-pontas-do-canal-do-panama.ghtml

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