
Sinalização inteligente, monitoramento avançado e novas soluções em pavimentação impulsionam as inovações
A transformação das passagens em nível no Brasil está em pleno curso, impulsionada por inovações tecnológicas que já estão reduzindo drasticamente os índices de acidentes nos cruzamentos das linhas férreas.
Entre os avanços mais recentes, o Grupo Boslooper destaca o PN Vision. Baseada num software de inteligência artificial, a tecnologia oferece sinalização ativa por meio de câmeras de vídeo, sensores doppler e semáforo de trânsito idêntico ao utilizado no modal rodoviário.
Em funcionamento desde 2021, o sistema opera da seguinte forma: quando o trem se aproxima do cruzamento, sensores doppler são acionados, fazendo com que o semáforo apresente sinal vermelho, ou seja, o veículo que estiver próximo precisa parar e aguardar a composição passar. Caso o motorista avance o sinal, câmeras instaladas no local conseguem verificar a placa do veículo e as informações são enviadas diretamente para a base de dados de quem adquiriu e está operando o sistema.
Segundo Alessander Boslooper, fundador do Grupo que leva seu sobrenome, a solução trouxe impactos significativos. “Esta tecnologia e o novo sistema foram instalados nas 10 PNs com maior número de acidentes do Brasil, reduzindo em 95% a quantidade de ocorrências.”
A Wabtec investe em uma camada adicional de proteção baseada em visão computacional e inteligência artificial associadas às iniciativas convencionais de PNs. “Entendemos que estas tecnologias permitirão antecipar a detecção de potenciais falhas, desvios operacionais e comportamentos inseguros, como um obstáculo obstruindo a via ferroviária”, explicou Percílio Menino, gerente de Produto PTC.
Atualmente, uma das soluções de destaque da companhia é o PTC Smart Crossing, também chamado de Wireless Crossing. Ele utiliza dados transmitidos em tempo real entre os ativos de campo, locomotiva e centro de controle.
“Entregando maior eficiência operacional e, consequentemente, elevando os níveis de segurança operacional, o PTC Smart Crossing se destaca por não demandar a instalação de circuitos de via, resultando em implantações mais ágeis e manutenção simplificada para as operadoras”, comentou Menino.
Seja o primeiro a comentar