Diário do Comércio – A VLI Logística registrou lucro líquido recorrente de R$ 1,34 bilhão em 2024, um crescimento de 37% na comparação com 2023 (R$ 981 milhões), segundo balanço financeiro divulgado pela empresa nesta terça-feira (1). A alta veio apesar da companhia obter uma queda de 2% no volume de cargas transportado no último ano, ao movimentar 60,1 milhões de toneladas nas suas ferrovias em 2024, inferior às 61,2 milhões de toneladas transportadas em 2023.
A receita líquida da companhia atingiu R$ 9,8 bilhões no ano passado, uma alta de 8% em relação ao exercício anterior (R$ 9,1 bilhões). Comparado a 2023, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) recorrente cresceu 9% e alcançou R$ 4,9 bilhões, com margem de 51%. O Ebitda recorrente de 2024 foi um recorde na história da empresa. O resultado financeiro ficou dentro da meta estabelecida pela companhia.
Entre fatores que impulsionaram o resultado, a VLI destacou a movimentação recorde de açúcar na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), com 6,1 milhões de toneladas transportadas na última safra do insumo. A companhia de logística afirma ainda que no último ano também houve a ampliação de rotas, a exemplo da exportação de farelo de milho no Corredor Leste da FCA, que conecta o Triângulo Mineiro aos portos do Espírito Santo.
Com uma safra de grãos recorde estimada para este ano, a VLI declarou não fazer projeções de aumento de volume transportado, mas considera que o cenário de 2025 abre boas perspectivas e é mais favorável que o vivenciado em 2024. Os grãos foram responsáveis por 43% da carga transportada pela companhia no ano passado.
Em seguida, o setor de siderurgia e construção respondeu por 18% da movimentação de cargas nos trilhos da companhia pelo País. Já a indústria correspondeu a 17% do mix de produtos da VLI no ano. O transporte recorde de açúcar foi responsável por 12% do transporte da empresa, seguido pelos fertilizantes, com 10%.
Em nota, a VLI declarou que “a safra recorde de grãos abre expectativas favoráveis”, mas que não está atrelada apenas ao agronegócio. “O mix de cargas da VLI é diversificado, em comparação com demais players do mercado, e procuramos fortalecer todos os segmentos que atendemos, no intuito de levar eficiência ao negócio dos nossos clientes”, disse.
A empresa encerrou o período com um fluxo de caixa gerado pelas operações de R$ 5 bilhões. Os investimentos da VLI em 2024 somaram R$ 3,5 bilhões, um crescimento de 54% quanto ao realizado em 2023 (R$ 2,2 bilhões).
A empresa afirmou que os corredores Leste e Sudeste da FCA, que passam por Minas Gerais, são destinos naturais dos investimentos da companhia, “de forma a manter a operação em níveis elevados de segurança e eficiência”.
A dívida bruta da VLI saltou de R$ 9,2 bilhões em 2023 para R$ 9,7 milhões ao final de 2024. A companhia de logística conseguiu alongar o perfil do endividamento via emissões de debêntures, no valor de R$ 3,45 bilhões.
A empresa destacou que obtém um rating AAA em agências internacionais de risco, como a Standard & Poor’s (S&P) e a Fitch Ratings, que garante um acesso a linhas de crédito competitivas, como as debêntures. A VLI não confirmou se voltará a utilizar esse recurso.
Um Lucro de 37% …ok VLI ,agora prá ser leal e marcar com Honradez verdadeira …favor dar um Aumento Salarial digno aos Funcionários de no mínimo 25% em seus Salários já que pois são a Parte que faz a Empresa VLI bater seus Lucros e se impor no Mercado Ferroviário. Por favor ,sem oferecer a recomposição apenas de uma Falsa Inflação já que pois sabemos todos que não é real ! Parabens pelo lucro , parabens ao Capital e àos Funcionários .