Otimismo, não. Trabalho!

Dois anos à frente da presidência do Metrô de São Paulo, Julio Castiglioni chegou com a missão de organizar a casa e colocar as finanças em ordem, acabando com os anos de prejuízos anuais bilionários.

Assumiu em abril de 2023 com o mandato de eficiência operacional. Antes da atual cadeira, o executivo foi CEO do Porto de Vitória, no período de março de 2019 a abril de 2022, conduzindo a primeira privatização de uma autoridade portuária no Brasil. Também foi diretor-presidente da Agência Reguladora do Espírito Santo, entre 2015 e 2019. É Procurador do Estado desde 2005, com destacada produção de modelos de negócio baseados em concessões, autorizações e parcerias público-privadas.

Entre encontros e desencontros, Castiglioni recebeu a Revista Ferroviária para falar sobre o atual momento do metrô. Não evitou nenhum dos questionamentos, mas foi cauteloso em alguns momentos, escolhendo cada palavra com sabedoria.

Sabe da importância de conduzir o metrô da maior cidade do país e, para isso, além dos projetos, conta com a motivação do seu time. O resultado está aí: o Metrô de São Paulo vem retomando, mesmo que de forma ainda tímida, o seu protagonismo.

Recente pesquisa com passageiros mostrou, em 2024, o maior nível de satisfação em 22 anos, com 76% considerando o serviço bom ou ótimo. Contudo, são frequentes as queixas relacionadas à qualidade, lotação e pontualidade do serviço.

Ele destacou, também, a complexidade de construir novas linhas de metrô, especialmente no Brasil, devido à cultura do litígio e aos diversos desafios envolvidos no processo de planejamento e execução.

Para os próximos anos, o presidente é otimista, ousado, audacioso, mas sabe que todos os desafios só serão superados com muito trabalho. Projetos, papéis e muitas obras vêm por aí, mas o foco central é — e sempre será — o passageiro.

Julio quer que o metrô seja a certeza de um local seguro, rápido, onde o munícipe possa se locomover por toda a cidade sem ficar horas no trânsito. Investir na melhoria dos trilhos é proporcionar mais qualidade de vida à população e, ainda, contribuir com a sustentabilidade. A tecnologia está aí para facilitar o dia a dia e provar que podemos, sim, unir história com desenvolvimento e evolução.

O Metrô de São Paulo é um símbolo de identificação do paulistano.

Julio Castiglioni – Diretor-presidente do Metrô São Paulo

Conteúdo completo restrito aos assinantes da Revista Ferroviária.

Já é assinante ? Clique aqui

Assine a Revista Ferroviária

A Revista Ferroviária traz informações atualizadas e relevantes sobre o setor ferroviário.

Além disso, ao se tornar assinante, você estará apoiando o jornalismo ferroviário, permitindo que continuemos trazendo reportagens de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento do setor.

Revista Ferroviária Impressa + Digital
R$ 182,00
  • Valor total R$ 182 em até 12x sem juros
  • Acesso as reportagens das edições da RF desde 2004 direto no site;
  • Acesso as edições da RF desde 2004 no formato PDF;
  • 6 edições da RF impressa entregue em seu endereço.
Revista Ferroviária Digital
R$ 101,00
  • Valor total R$ 101 em até 12x sem juros
  • Acesso as reportagens das edições da RF desde 2004 direto no site;
  • Acesso as edições da RF desde 2004 no formato PDF;
  • Consulta aos nossos estudos de mercado exclusivos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*