Record R7 – As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade, operadas manualmente, se destacam pelo alto número de mulheres em suas equipes. Mais de 500 profissionais atuam para garantir o funcionamento adequado dos trens e o transporte seguro dos passageiros. Ana Carolina, de 28 anos, é uma das maquinistas responsáveis pela condução diária dos trens. Isabelle Souza, primeira mulher a supervisionar o Centro de Controle Operacional em São Paulo, exerce um papel fundamental na coordenação das operações. Já Maria Botelho, que iniciou sua trajetória como roçadeira, hoje trabalha como auxiliar de meio ambiente, separando resíduos das atividades operacionais para reduzir os impactos ambientais. A ViaMobilidade tem investido na promoção da igualdade de gênero no setor ferroviário, incentivando a inclusão e o crescimento de mulheres em diferentes áreas da empresa.
VÁ ALÉM DA MANCHETE
O setor ferroviário é complexo e as notícias do dia a dia são apenas a ponta do iceberg. Para entender o cenário completo, é preciso de contexto e a visão de quem cobre o setor desde 1940.
A cada edição, a Revista Ferroviária traz reportagens aprofundadas, estudos de mercado e entrevistas exclusivas sobre os temas que realmente importam: de novos VLTs e projetos privados a desafios de manutenção, o futuro da tecnologia e muito mais.
Seja o primeiro a comentar