33ª Edição · Prêmio Revista Ferroviária
Vote no Prêmio RF 2026!
Faça parte do Colégio Eleitoral
Clique e Cadastre-se
revistaferroviaria.com.br

Investimentos em infraestrutura poderiam ser o dobro do que são, diz presidente da Motiva

Valor Econômico – O presidente da Motiva (ex-CCR), Miguel Setas, afirmou que os investimentos em infraestrutura no Brasil poderiam ser o dobro do que são. Ele disse que o setor vive um ‘gap’, que deve ser aproveitado.

“O setor de infraestrutura tem um efeito multiplicador na economia e, no caso do Brasil, está atingindo em 2025 aquilo que é o ‘all-time-high’ [máxima histórica] de investimento em infraestrutura. No país como um todo, o setor vai chegar a cerca de R$ 280 bilhões de investimento em infraestrutura”, afirmou Setas, nesta segunda-feira (29), durante o Macro Vision, evento promovido pelo Itaú BBA, em São Paulo.

“Estes R$ 280 bi representam cerca de 2,2%, pouco mais, do PIB brasileiro e poderiam ser o dobro daquilo que nós investimos hoje no Brasil”, acrescentou.

As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.

Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.

Assinar agora

O executivo disse que o setor poderia estar investindo na casa dos R$ 500 bilhões e que há um ‘gap’ de investimento anual. Ele citou como exemplo o setor rodoviário e disse que o Brasil tem uma das maiores redes viárias do mundo, onde apenas 12% é asfaltada e apenas 1,5%, concessionada.

“Ou seja, uma oportunidade gigante de um mega ‘trend’, de um super ciclo de investimento em transporte e logística, que é necessário para que o país possa pavimentar o seu desenvolvimento económico, não é?”

Ele disse que uma regulação madura, um arcabouço institucional sólido e agências técnicas com corpo técnico forte são elementos que podem viabilizar o investimento.

“Costumo referenciar que no elétrico a regulação é padrão internacional. A Aneel, regulador elétrico, é vista internacionalmente como um regulador de grande qualidade. A ANTT, regulador que regula rodovias federais, no meu setor, tem um padrão totalmente equivalente àquilo que eu encontrei no setor elétrico”, afirmou, no painel em que participou junto com os presidentes da Eletrobras, Ivan Monteiro, e da Sabesp, Carlos Piani.

Fonte: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2025/09/29/investimentos-em-infraestrutura-poderiam-ser-o-dobro-do-que-so-diz-presidente-da-motiva.ghtml

VÁ ALÉM DA MANCHETE

O setor ferroviário é complexo e as notícias do dia a dia são apenas a ponta do iceberg. Para entender o cenário completo, é preciso de contexto e a visão de quem cobre o setor desde 1940.

A cada edição, a Revista Ferroviária traz reportagens aprofundadas, estudos de mercado e entrevistas exclusivas sobre os temas que realmente importam: de novos VLTs e projetos privados a desafios de manutenção, o futuro da tecnologia e muito mais.

ASSINE E RECEBA A ANÁLISE QUE O MERCADO LÊ »

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*