33ª Edição · Prêmio Revista Ferroviária
Vote no Prêmio RF 2026!
Faça parte do Colégio Eleitoral
Clique e Cadastre-se
revistaferroviaria.com.br

Linha 17-Ouro: mais de 140 profissionais da ViaMobilidade serão treinados para manutenção do monotrilho

Diário da CPTM – A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação da Linha 17-Ouro de monotrilho, deu início ao treinamento das equipes que vão atuar na manutenção do novo sistema. A primeira etapa começou no fim de julho com um grupo de 20 instrutores, formado por técnicos e engenheiros das áreas de manutenção, operação e engenharia.

O treinamento é ministrado pelo Metrô de São Paulo e tem como objetivo preparar esses instrutores para, depois, capacitarem mais de 140 profissionais que serão responsáveis pela manutenção da linha. A iniciativa faz parte do plano de preparação para a operação assistida, prevista para março de 2026.

O primeiro curso, realizado entre os dias 29 e 31 de julho, abordou o sistema de baixa tensão (Grupo 1). Foram dois dias de aulas teóricas no pátio Capão Redondo e um dia de prática na estação Vereador José Diniz. Esse é apenas o início de uma série de capacitações que estão divididas em três grupos e cobrem todos os sistemas do monotrilho.

As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.

Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.

Assinar agora

Segundo Antonio Marcio, diretor da ViaMobilidade Linha 17-Ouro, “a equipe que participa deste ciclo recebe o conhecimento técnico diretamente do Metrô e será responsável por repassar essas informações aos futuros colaboradores. No total, mais de 140 profissionais estarão dedicados exclusivamente à manutenção da nova linha”.

Novos treinamentos estão programados até a abertura da operação assistida, abrangendo desde a operação dos trens até os procedimentos para resolução de falhas críticas, garantindo que as equipes estejam prontas para atender o público.

Fonte: https://diariodacptm.blogspot.com/2025/09/linha-17-ouro-mais-de-140-profissionais.html

VÁ ALÉM DA MANCHETE

O setor ferroviário é complexo e as notícias do dia a dia são apenas a ponta do iceberg. Para entender o cenário completo, é preciso de contexto e a visão de quem cobre o setor desde 1940.

A cada edição, a Revista Ferroviária traz reportagens aprofundadas, estudos de mercado e entrevistas exclusivas sobre os temas que realmente importam: de novos VLTs e projetos privados a desafios de manutenção, o futuro da tecnologia e muito mais.

ASSINE E RECEBA A ANÁLISE QUE O MERCADO LÊ »

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*