Estadão Mobilidade – O Metrô adotou um novo sistema de comunicação por rádio com mais de três mil equipamentos. A nova rede substitui o sistema analógico e deve aumentar a agilidade nos diálogos entre técnicos, operadores e demais responsáveis pelo funcionamento diário do transporte.
O sistema de comunicação por rádio móvel terrestre digital disponibiliza uma cobertura uniforme entre os agentes, facilitando a comunicação em tempo real. Até então, a operação do metrô contava com um sistema analógico de comunicação, com rádios com frequência fixa e conectados a cabos, para irradiar e receber sinal.
De acordo com o Metrô, desta forma, a comunicação ficava limitada, com interferências em situações com alta interferência telefônica, como em jogos e demais eventos com grande fluxo de passageiros.
As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.
Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.
Com a nova rede, a empresa espera que as respostas às demandas diárias e as urgentes fiquem mais rápidas e garantam uma coordenação operacional. O sistema interliga a comunicação entre três linhas do metrô. A comunicação pode ser acessada pela linha 1-Azul, 2-Verde e 3-Amarela.
A tecnologia foi desenvolvida pela Motorola Solutions. De acordo com a empresa, os equipamentos de rádio contam com recursos de criptografia, chamadas de emergência em grupo com priorização de canais de voz e, ainda, comunicação contínua em áreas subterrâneas.
VÁ ALÉM DA MANCHETE
O setor ferroviário é complexo e as notícias do dia a dia são apenas a ponta do iceberg. Para entender o cenário completo, é preciso de contexto e a visão de quem cobre o setor desde 1940.
A cada edição, a Revista Ferroviária traz reportagens aprofundadas, estudos de mercado e entrevistas exclusivas sobre os temas que realmente importam: de novos VLTs e projetos privados a desafios de manutenção, o futuro da tecnologia e muito mais.
Seja o primeiro a comentar