Diário do Comércio (MG) – A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) solicitou, nesta quinta-feira (9), que a empresa Metrô BH elabore um projeto executivo da Linha 2 do metrô de Belo Horizonte, considerando duas vias em todo o trajeto da malha metroviária. Com a decisão, agora, toda a extensão da nova linha será construída com duas vias como previa o projeto original.
A decisão ocorre porque, nas configurações atuais, cerca de dois quilômetros entre as estações Ferrugem e Barreiro, seriam projetados em linha singela, com somente uma via – o que poderia atrapalhar a fluidez do transporte no trecho. A configuração deficitária, conforme a Seinfra, foi fruto de um pedido feito pela concessionária que argumentava limitações técnicas para a execução da linha dupla, prevista no projeto original.
A partir da solicitação feita pela Metrô BH, a Seinfra demandou que a empresa apresentasse estudos que comprovassem a inviabilidade da linha dupla e a viabilidade da linha singela. No pedido, a secretaria exigiu que o novo projeto provasse que seria assegurado o cumprimento de todos os indicadores de desempenho previstos no contrato e manutenção da qualidade do serviço prestado à população.
As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.
Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.
No entanto, após a análise dos estudos, a Seinfra entendeu que há viabilidade para o trecho de linha dupla entre as estações Ferrugem e Barreiro. Dessa forma, com a exigência feita pelo governo estadual para o início do projeto executivo, a intervenção voltada para linha dupla no trecho avança para parte de detalhamento da obra.
Fonte: https://diariodocomercio.com.br/legislacao/linha-dupla-metro-bh-solicitacao/
VÁ ALÉM DA MANCHETE
O setor ferroviário é complexo e as notícias do dia a dia são apenas a ponta do iceberg. Para entender o cenário completo, é preciso de contexto e a visão de quem cobre o setor desde 1940.
A cada edição, a Revista Ferroviária traz reportagens aprofundadas, estudos de mercado e entrevistas exclusivas sobre os temas que realmente importam: de novos VLTs e projetos privados a desafios de manutenção, o futuro da tecnologia e muito mais.
Seja o primeiro a comentar