CBN Recife – O Governo de Pernambuco deu início às obras de requalificação do Museu do Trem, localizado no bairro de São José, área central do Recife. A governadora Raquel Lyra assinou a ordem de serviço que autoriza o início das intervenções, orçadas em R$ 3,2 milhões e executadas pela Fundarpe. Instalado na antiga Estação Central, às margens do rio Capibaribe, o espaço é um marco da história ferroviária do Estado e estava fechado há anos.
Com previsão de duração de 10 meses, os trabalhos contemplam serviços de restauração estrutural e modernização do edifício, incluindo reparos em telhados, forros e pisos, atualização das redes elétrica e hidrossanitária, instalação de sistemas de segurança e climatização, além de pintura geral. Segundo a secretária de Cultura, Cacau de Paula, o museu será devolvido ao público de forma mais interativa, promovendo uma experiência cultural mais rica e acessível.
Durante o evento, Raquel Lyra destacou que o restauro faz parte do maior investimento da história de Pernambuco em patrimônio cultural, somando R$ 75 milhões em 13 intervenções em todo o Estado. A requalificação do Museu do Trem se soma a outras ações de preservação, como as obras na Casa de Capiba, no Cinema São Luiz e no Ginásio Pernambucano. “Essa obra representa o compromisso de Pernambuco com sua história e sua cultura viva”, afirmou a governadora.
As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.
Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.
VÁ ALÉM DA MANCHETE
O setor ferroviário é complexo e as notícias do dia a dia são apenas a ponta do iceberg. Para entender o cenário completo, é preciso de contexto e a visão de quem cobre o setor desde 1940.
A cada edição, a Revista Ferroviária traz reportagens aprofundadas, estudos de mercado e entrevistas exclusivas sobre os temas que realmente importam: de novos VLTs e projetos privados a desafios de manutenção, o futuro da tecnologia e muito mais.
Seja o primeiro a comentar