33ª Edição · Prêmio Revista Ferroviária
Vote no Prêmio RF 2026!
Faça parte do Colégio Eleitoral
Clique e Cadastre-se
revistaferroviaria.com.br

Alstom defende transporte ferroviário como eixo da descarbonização global na COP30

A Alstom, empresa global de mobilidade inteligente e sustentável, convocou líderes internacionais a colocarem o transporte ferroviário no centro das estratégias de descarbonização durante a COP30, que será realizada no Brasil. A companhia defende que o modal ferroviário é o mais eficiente, inclusivo, seguro e resiliente para atender à crescente demanda por mobilidade urbana e reduzir a pegada de carbono do setor.

Neste ano, a Alstom celebra 70 anos de presença no Brasil e será patrocinadora do primeiro Pavilhão de Transporte da história da COP, em parceria com a SLOCAT (Parceria para Transporte Sustentável e de Baixo Carbono). O evento é organizado pelo Ministério das Cidades, Ministério de Portos e Aeroportos e Ministério dos Transportes, em parceria com o Sistema Transporte.

“Celebrar 70 anos da Alstom no Brasil no mesmo ano em que o país sedia a COP30 tem um significado especial: reflete nossa dedicação em desenvolver soluções de mobilidade que impulsionam o crescimento sustentável na América Latina”, afirmou Bernard Peille, diretor-geral da Alstom para a América Latina. “O transporte ferroviário não é apenas essencial para descarbonizar o setor, mas também um catalisador para o desenvolvimento econômico, inclusão social e melhoria da qualidade de vida nas cidades.”

Investimento e debates sobre mobilidade sustentável

O transporte responde por cerca de 25% das emissões globais de CO₂, e a Alstom defende o investimento em ferrovias como estratégia essencial para reduzir emissões e impulsionar o desenvolvimento econômico. “Descarbonizar o transporte é uma das alavancas mais poderosas para enfrentar a emergência climática. Investimentos em infraestrutura ferroviária não são apenas ações climáticas, mas imperativos sociais, econômicos e ambientais”, afirmou Véronique Andriès, vice-presidente de Sustentabilidade & RSC da Alstom.

Ela destacou ainda que a COP30 oferece uma oportunidade para acelerar ações conjuntas e destravar financiamentos para soluções de transporte mais verdes e inteligentes.

A Alstom participará de painéis e debates nos dias 14 e 15 de novembro, com destaque para os temas:

  • “Shift Happens: Financiando o transporte para um futuro net zero” (14/11, 13h, Pavilhão de Transporte);
  • “Transporte ferroviário e mobilidade ativa: solução climática para o transporte” (14/11, 14h30, Pavilhão de Transporte);
  • “Desenvolvendo o transporte ferroviário como solução para a crise climática: cooperação franco-brasileira” (15/11, 11h30, Pavilhão da França).

As atualizações da programação estarão disponíveis na página da empresa: www.alstom.com/alstom-cop30.

Avanços em sustentabilidade e resultados globais

Desde a COP21 em Paris, a Alstom atua nas conferências do clima com foco em metas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Desde a última COP, em 2024, a empresa registrou avanços nas áreas de Mobilidade Net Zero, Preservação de Recursos e Cadeia de Valor Responsável.

A companhia reduziu em 25,7% o consumo de energia por passageiro-quilômetro em comparação com 2014 e em 40% as emissões de Escopos 1 e 2 em relação a 2021. Também atingiu 100% de ecodesign em seu novo portfólio e alcançou 25,8% de materiais reciclados em novas soluções de material rodante, com meta de atingir 40% até 2030. A empresa reduziu ainda em 18% a intensidade de emissões na cadeia de suprimentos e aprimorou a circularidade e os impactos ambientais de seus produtos.

Para reforçar a transparência, a Alstom publica Relatórios de Impacto que demonstram o valor ambiental, social e econômico de suas operações. Desde a COP29, foram lançados relatórios sobre França, Canadá e Espanha, e novas edições sobre Brasil, África do Sul e Suécia devem ser divulgadas nas próximas semanas.

70 anos de atuação no Brasil

Com 1.500 colaboradores e presença nos sistemas de transporte de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza e Recife, além de projetos internacionais na América Latina, África e Ásia, a Alstom reforça sua contribuição para a mobilidade urbana e o desenvolvimento sustentável.

“A COP30 reforça o papel estratégico das ferrovias no enfrentamento das mudanças climáticas. É um momento de unir governos, empresas e sociedade civil para acelerar a transição climática de forma justa e sustentável”, concluiu Véronique Andriès.

A empresa sediará, no dia 15 de novembro, um evento no Pavilhão de Transporte, destacando a importância do transporte ferroviário e da mobilidade ativa para a descarbonização global do setor.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*