33ª Edição · Prêmio Revista Ferroviária
Vote no Prêmio RF 2026!
Faça parte do Colégio Eleitoral
Clique e Cadastre-se
revistaferroviaria.com.br

Fábrica de trens é inaugurada em Araraquara, e contratos de R$ 5,6 bilhões do BNDES são assinados

G1 – Araraquara (SP) realizou na tarde desta quarta-feira (25) a cerimônia de instalação da fábrica da CRRC Brasil Equipamentos Ferroviários.

A unidade integra o Consórcio C2, formado pela empresa chinesa e pela brasileira Comporte Participações. O grupo será responsável pela produção dos trens do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, que vai ligar São Paulo a Campinas. A previsão de entrega é para 2027. A empresa também produzirá composições do metrô de São Paulo.

O evento também marcou a assinatura de contratos de financiamento do BNDES, no valor de R$ 5,6 bilhões.

As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.

Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.

Assinar agora

Participaram da cerimônia o presidente Lula, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante e o ex-prefeito de Araraquara e presidente do PT, Edinho Silva.

Nova fábrica de trens

A operação deve começar no segundo semestre, mas ainda não há estimativa de quantos empregos serão gerados. A previsão divulgada em agosto de 2025 era de 100 novas vagas de trabalho.

“Eu lembro que quando eu era presidente e a Dilma era ministra chefe da Casa Civil, a gente começou a pensar no projeto de construir um trem de alta velocidade entre São Paulo e Rio de Janeiro. Acontece que os projetos naquele momento eram muito caros, tinha muita serra. Mas agora temos esse projeto de trem de média velocidade, que vai de 95 km/h ao pico de 150 km/h, e é muito importante aqui em São Paulo”, disse o presidente Lula.

Assinatura de contratos

Durante a visita, foram assinados dois contratos de financiamento:

  • R$ 3,2 bilhões para o TIC Eixo Norte;
  • R$ 2,4 bilhões para a expansão da Linha 2-Verde do metrô de São Paulo.

A Linha 2 Verde do Metrô de São Paulo atualmente liga a Vila Madalena à Vila Prudente e será prolongada por 8,2 km. Ganhará oito novas estações até a Penha, onde haverá integração com a Linha 3 (Vermelha) e a Linha 11 (Coral).

Em setembro de 2023, o BNDES já havia aprovado o plano de investimentos em mobilidade urbana do Estado de São Paulo, que integra o Novo PAC. O pacote prevê a implantação do TIC e a aquisição de 44 novos trens para o metrô da capital paulista.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2026/03/25/fabrica-de-trens-e-inaugurada-em-araraquara-e-contratos-de-r-56-bilhoes-do-bndes-sao-assinados.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*