Metrô CPTM – O primeiro trem de média velocidade do Brasil, que operará no serviço Trem Intercidades (TIC) entre São Paulo, Jundiaí e Campinas, será baseado em um modelo já em circulação no Chile. É o que sugerem as imagens divulgadas pelo governo do estado e pela concessionária TIC Trens nesta segunda.
Ignorado pelo comunicado oficial, focado apenas apresentar o layout externo das composições com ‘pérolas’ como “percepção de velocidade, fluidez e futurismo”, o governo e a concessionária não citaram que o modelo das imagens de computador é um trem com características similares ao SFB-500, fabricado pela chinesa CRRC Sifang para a estatal chilena EFE.
O material rodante usado no Chile tem configuração de quatro carros, 104 metros de comprimento e velocidade máxima operacional de 160 km/h. A composição possui capacidade para 236 passageiros sentados e pode operar em unidade múltipla, permitindo o acoplamento de dois trens e a formação de composições de oito carros.
As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.
Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.
No Chile, o SFB-500 é utilizado no serviço inter-regional entre Santiago e Chillán e entrou em operação em 2024. Trata-se de um trem bimodal, capaz de alternar entre alimentação elétrica por catenária de 3 kV e geração própria a diesel, característica que permite circulação em trechos não eletrificados. O projeto inclui redundância de pantógrafos e de sistemas de geração, além de tração assíncrona com inversores eletrônicos. No caso da TIC Trens, os trens irão operar apenas com alimentação elétrica por catenária.
As especificações técnicas indicam potência instalada de 3.000 kW, aceleração de 0,7 m/s² e sistema de frenagem com desaceleração de 0,9 m/s², podendo chegar a 2,5 m/s² em frenagem de emergência. O peso total informado é de 207,1 toneladas por composição.
Trens da sócia CRRC
Internamente, o modelo conta com três sanitários por trem, sendo um adaptado para pessoas com mobilidade reduzida, carro com serviço de cafeteria, climatização independente para salão de passageiros e cabines de condução, portas deslizantes com degrau retrátil automático e sistema de controle e monitoramento TCMS. Há ainda circuito interno de câmeras, câmeras frontais com transmissão de dados e sensores de fumaça e incêndio.
O Trem Intercidades Eixo Norte terá oito composições desse tipo para o serviço expresso entre a capital e Campinas. A TIC Trens tem como sócios o Grupo Comporte e a própria CRRC.
Além dos trens expressos, a fabricante chinesa deverá fornecer a frota do Trem Intermetropolitano, que ligará Jundiaí a Campinas com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos. Espera-se que essas composições sejam semelhantes aos trens da Série 2500 usadas na Linha 13-Jade.
Seja o primeiro a comentar