33ª Edição · Prêmio Revista Ferroviária
Vote no Prêmio RF 2026!
Faça parte do Colégio Eleitoral
Clique e Cadastre-se
revistaferroviaria.com.br

Sinal 4G e 5G chega a todas as estações subterrâneas da Linha 5-Lilás; veja como funciona

Mobilidade360 – A ViaMobilidade, em parceria com a provedora de infraestrutura IHS Brasil, concluiu a primeira fase de implementação da rede 4G e 5G em todas as estações subterrâneas da Linha 5-Lilás. Com a ativação dos equipamentos na parada Santa Cruz em janeiro, os passageiros agora têm conectividade garantida nas áreas internas das 12 estações subterrâneas do ramal, desde o acesso nas bilheterias até as plataformas de embarque.

Para contornar as barreiras físicas naturais de um sistema metroviário, onde o concreto espesso e a profundidade bloqueiam o sinal convencional, a engenharia do projeto adotou o Sistema de Antenas Distribuídas (DAS). Essa tecnologia amplifica e distribui uniformemente o sinal das operadoras móveis.

Além de garantir internet de alta velocidade e baixa latência para o usuário, a infraestrutura indoor robusta otimiza a própria operação da linha, permitindo uma comunicação mais estável e respostas mais ágeis das equipes de campo em situações de necessidade.

As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.

Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.

Assinar agora

Fase 2: Conexão contínua dentro dos túneis

O projeto avança agora para sua etapa mais complexa: garantir que o sinal não caia enquanto o trem se desloca entre as estações. As frentes de trabalho atuam exclusivamente durante a madrugada, compartilhando as janelas operacionais com as atividades de rotina de manutenção da via permanente.

Nos trechos subterrâneos, a solução técnica aplicada é o uso de um “cabo irradiante” instalado ao longo das paredes dos túneis. O equipamento funciona como uma antena contínua que acompanha a movimentação da composição, reduzindo a oscilação de rede e permitindo chamadas de voz e uso de aplicativos sem interrupções durante a viagem.

Até o momento, a instalação dos cabos irradiantes já foi concluída nos seguintes trechos:

Túnel entre as estações Borba Gato e Brooklin. Túnel entre as estações Borba Gato e Alto da Boa Vista.

Fonte: https://mobilidade360.com.br/2026/03/03/linha-5-lilas-conectividade-5g-estacoes-subterraneas/#google_vignette

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*