33ª Edição · Prêmio Revista Ferroviária
Vote no Prêmio RF 2026!
Faça parte do Colégio Eleitoral
Clique e Cadastre-se
revistaferroviaria.com.br

Rumo entrega viaduto em Hortolândia e avança em investimentos na Malha Paulista

A Rumo entregou, na segunda-feira (13/4), um viaduto sobre a linha férrea em Hortolândia (SP), como parte do pacote de mais de R$ 8 bilhões em investimentos já executados na Malha Paulista. Os aportes estão vinculados à renovação antecipada da concessão, firmada em maio de 2020, e têm como objetivo ampliar a capacidade ferroviária e reduzir conflitos urbanos ao longo da malha.

A obra é a maior já executada até o momento dentro do plano de investimentos do contrato e marca o avanço do ciclo de intervenções em andamento no estado de São Paulo. Até agora, foram realizadas 110 intervenções em 45 cidades, incluindo viadutos, passarelas, duplicações de trechos, ampliação de pátios e modernização de mais de 400 quilômetros de vias. As ações buscam aumentar a eficiência do transporte ferroviário, eliminar passagens em nível e reforçar a segurança nas áreas urbanas.

O CEO da Rumo, Pedro Palma, destacou os impactos da renovação da concessão. “A renovação da Malha Paulista permitiu ampliar a capacidade e a eficiência da ferrovia. Hoje operamos com trens maiores, mais produtivos e com menor impacto ambiental. Isso se traduz em ganhos logísticos para o país e em melhorias concretas para as cidades ao longo da ferrovia”, afirmou.

A cerimônia de entrega contou com a presença do ministro dos Transportes, George Santoro, do secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, do diretor da ANTT, Alessandro Baumgartner, do prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, e de outras autoridades.

Estrutura elimina passagem em nível e melhora mobilidade

O viaduto recebeu investimento de R$ 57 milhões e elimina a passagem em nível sobre a linha férrea na região central do município. A expectativa é beneficiar a circulação de cerca de 30 mil veículos por dia, com impacto na fluidez do trânsito e na segurança viária.

Segundo o ministro dos Transportes, George Santoro, a obra atende a uma demanda antiga da população. “Esta obra promove uma mudança real no cotidiano da população, garantindo mais segurança aos 30 mil veículos que vão começar a circular por aqui todos os dias. Com esta inauguração, eliminamos um conflito urbano histórico e atendemos a uma demanda antiga dos moradores do município”, afirmou.

A estrutura conecta vias importantes da cidade, como a avenida Santana, a rua Argolino de Moraes e a avenida São Francisco de Assis. Com 240 metros de extensão, quatro pistas, calçadas e ciclovias, o viaduto amplia a organização do tráfego e a segurança para motoristas, pedestres e ciclistas.

A vice-presidente de regulatório, institucional e comunicação da Rumo, Natalia Marcassa, destacou os desafios técnicos do projeto. “As intervenções exigiram compatibilização com a operação ferroviária em andamento e planejamento rigoroso para minimizar impactos no entorno. O resultado são estruturas mais seguras e preparadas para o crescimento das cidades”, disse.

Iniciada em março de 2024, a obra foi concluída após 25 meses e gerou mais de 500 empregos diretos e indiretos. Com a eliminação da passagem em nível, a expectativa é reduzir riscos de acidentes e melhorar a circulação urbana na região.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*