33ª Edição · Prêmio Revista Ferroviária
Vote no Prêmio RF 2026!
Faça parte do Colégio Eleitoral
Clique e Cadastre-se
revistaferroviaria.com.br

Governo de SP inicia sondagens para a Linha 22-Marrom do Metrô

Mobilidade Sampa – O Governo de São Paulo iniciou os trabalhos para a implantação da Linha 22-Marrom do Metrô, com a realização de sondagens de solo em Cotia. Essa etapa marca o começo dos estudos técnicos para viabilizar a construção da linha que ligará Cotia e Osasco à estação Sumaré, na Linha 2-Verde, na Zona Oeste da capital paulista.

Trabalho de sondagem para a Linha 22-Marrom do Metrô

As sondagens consistem na perfuração do solo para coleta de dados geológicos e geotécnicos, essenciais para identificar as características do terreno. Essas informações definem os métodos construtivos, os equipamentos e as soluções de engenharia adequadas para a futura linha subterrânea. A atividade ocorre na área do Complexo do Ginásio de Esportes de Cotia e representa o início concreto dos estudos técnicos.

Atualmente, a futura linha encontra-se na fase de contratação do Projeto Básico, que detalha tecnicamente a implantação e antecede a contratação das obras. Paralelamente, o projeto avança com a aprovação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). A Licença Ambiental Prévia já foi solicitada, e novas sondagens serão realizadas nos próximos meses em diferentes pontos do traçado, consolidando a base técnica necessária para a evolução do projeto.

As notícias estão em todo lugar. Reportagens e entrevistas exclusivas sobre o setor ferroviário, só na RF — desde 1940.

Por R$ 8,42/mês — parcele em 12x sem juros.

Assinar agora

Características e funcionamento da linha

Totalmente subterrânea, a Linha 22-Marrom do Metrô terá cerca de 29 quilômetros de extensão e 19 estações, conectando os municípios de Cotia e Osasco à estação Sumaré, na Linha 2-Verde. O projeto prevê integração com outras linhas do sistema sobre trilhos e atenderá cerca de 650 mil passageiros por dia.

O tempo médio estimado de viagem entre Cotia e a capital paulista será de 42 minutos. Imagens computadorizadas já mostram como será a estação USP-Praça do Relógio, uma das estações previstas para a linha.

Essas informações reforçam o avanço do Governo de São Paulo na expansão do sistema metroviário, com foco na Linha 22-Marrom do Metrô, que promete melhorar a mobilidade na Região Metropolitana de São Paulo.

Fonte: https://mobilidadesampa.com.br/2026/06/linha-22-marrom-do-metro-avancos-e-sondagens-em-sp/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*