A Alemanha
aprovou a utilização comercial de um trem movido a célula de combustível de
hidrogênio para o transporte de passageiros no país.
O projeto do
trem Coradia iLint teve financiamento de R$ 36,72 milhões do governo alemão,
como parte de um programa de inovação para tecnologia de hidrogênio e células
de combustível. O hidrogênio produz energia elétrica para a tração da
locomotiva.
Por ser
movido a hidrogênio –o primeiro no mundo–, o trem projetado pela Alstom em
Salzgitter (Alemanha) e em Tarbes (França) emite baixos níveis de ruído, tem
conversão de energia limpa, armazena a energia em baterias e possui um sistema
de gerenciamento inteligente dessa energia.
A cidade
alemã é considerada centro de excelência para trens regionais, enquanto a
francesa é especializada em sistemas de tração.
Representante
do governo alemão, Enak Ferlemann disse quando da aprovação do trem que ele é
um “forte sinal da mobilidade do futuro”.
“O
hidrogênio é uma verdadeira alternativa de baixa emissão e eficiente ao diesel.
Especialmente nas linhas secundárias, onde as linhas aéreas não são rentáveis
ou ainda não estão disponíveis, esses trens são uma opção limpa e
ecologicamente correta.”
No fim do
ano passado, a Alstom assinou contrato para a entrega de 14 trens de célula de
combustível de hidrogênio –e 30 anos de manutenção e fornecimento de energia–
com o setor de transportes da Baixa Saxônia.
Os trens
transportarão passageiros a partir de dezembro de 2021. Após a aprovação do
departamento ferroviário alemão, os dois protótipos do trem entrarão em
operação piloto.
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