Um bonde usado até a década de 1970 em Vila Velha, região Metropolitana de Vitória, está sendo restaurado e será exibido na Casa da Memória do município. A exposição que conta a história do bondinho será inaugurada na quarta-feira (29).
O restaurador Patrick Oliveira Bonde 42 conta que a equipe trabalha há 3 meses para manter o veículo semelhante a como era em há 50 anos. A gente tentou manter o máximo possível de originalidade, então foi 100% de restauração. O teto foi todo restaurado na parte interior e todas as madeiras dos bancos e dos assentos estão sendo envernizadas, disse.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O bonde elétrico chegou em Vila Velha em 1912 e funcionaram até a década de 1970. Eles rodavam por vários bairros a 30 km por hora e levava 50 passageiros sentados, além de muitos em pé.
O aposentado Coriolano Delfino Mota, de 79 anos, conta que andava de bondinho na época em que passou no município. É uma lembrança muito agradável, muito emocionante, porque eu vim a Vila Velha em 1954 justamente para servir ao exército e o bonde era o único meio de transporte que a gente tinha. Cada seção do bonde tinha uma cortina, que a gente fechava quando chovia, lembra.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Andinho Almeida, a prefeitura busca resgatar uma parte da história do município. A proposta em si é valorizar o sítio histórico de Vila Velha. Fazer com que as crianças possam participar, possam conhecer um pouco da nossa história, explica.
A visitação ao bonde 42 acontecerá de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e nos fins de semana e feriados, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.
Seja o primeiro a comentar