A Prefeitura de Sorocaba (SP) promove a semana comemorativa do dia do ferroviário a partir desta quarta-feira (27). A programação conta com várias atividades gratuitas e será realizada em três locais: Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS), Barracão Cultural e na Casa 52.
Nesta quarta-feira, a partir das 15h, o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana abrirá ao público uma nova exposição temporária. “Traçados da Ferrovia: desenhos e projetos da Sorocabana” exibe alguns projetos e desenhos técnicos. Às 16h, será realizada uma roda de conversa no museu entre ex-ferroviários, com o objetivo de reviver memórias da Sorocabana.
Na quinta-feira (28), as atividades ocorrem no Barracão Cultural. Às 19h, serão exibidos slides históricos. Já às 19h45, acontece o lançamento do livro “Locomotivas Elétricas da Companhia Paulista”, de Rafael Prudente Corrêa Tassi. A publicação resgata a história da maior frota de locomotivas elétricas pertencente a uma única ferrovia brasileira. No mesmo dia, às 20h15, acontece a palestra “Tombamento do Complexo Ferroviário de Sorocaba”, com o arquiteto José Antonio Zagato.
Para encerrar, na sexta-feira (29), às 19h30, será exibido o filme “Mundança – Trem dos Mendigos” (1998), da diretora Alexandra Lima G. Pinto. O documentário inédito traz o último registro dos trens de passageiros em São Paulo. Já às 20h, o Grupo de Serenata Naquele Tempo se apresenta na Casa 52.
A Casa 52 e o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana estão localizados no Jardim Maylasky, ao lado do Chalé Francês, sede do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS). Já o Barracão Cultural fica na Avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro, ao lado da Estação Ferroviária. A entrada é gratuita.
Seja o primeiro a comentar