Com o objetivo de entregar ao presidente da Rumo ALL, Júlio Fontana Neto, uma carta de intenção com as necessidades logísticas do Rio Grande do Sul em relação a malha ferroviária gaúcha, na manhã de sexta-feira (6) aconteceu no Palácio Piratini importante audiência com a presença do governador José Ivo Sartori.
A presidente da Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa das Ferrovias, deputada Zilá Breitenbach (PSDB), e o vice-presidente da Frente Parlamentar Federal das Ferrovias, deputado Jerônimo Goergen, que acompanham o trabalho e as necessidades de investimentos em ferrovias, participaram do encontro.
Logo ao início da audiência o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen, apresentou as demandas do Estado que compõem o documento entregue ao presidente da Rumo ALL.
O documento identifica as prioridades de atuação, buscando soluções conjuntas para eliminação de gargalos do modal ferroviário, com a intenção de uma maior eficiência na operacionalização do serviço.
Para Sartori o documento entregue significa uma oportunidade de construção de um caminho viável para reativação das ferrovias no estado. Já o presidente da Rumo ALL afirmou que a empresa quer conhecer as demandas RS para assumir compromissos possíveis de serem cumpridos. “Só vamos assumir o que poderemos cumprir”, enfatizou.
Em sua explanação Neto apontou dois entraves para o modal ferroviária gaúcho, argumentando que: existem trechos em que a malha ferroviária é bem mais extensa que a rodoviária, ou seja, que em certas regiões seria mais vantajoso usar as estradas para escoar a produção do que a ferrovia. Após, destacou que o plano de investimentos da empresa será conduzido pela demanda, ou seja, a ferrovia depende da carga, então os investimentos estarão concentrados onde há produto.
O presidente da Rumo ALL considerou o material entregue pelo governo como um ponto de partida. Para Zilá o levantamento deve auxiliar a empresa a ter uma visão mais ampla dos problemas encontrados hoje na malha ferroviária gaúcha, o que pode agilizar que estes sejam resolvidos.
“Como pudemos acompanhar hoje, infelizmente a Ferrovia Norte Sul está cada vez mais longe de tornar-se realidade aqui no Sul. Ainda faltam 15% das obras para chegar a SP e estas estão paradas. Assim, concentramos nosso trabalho na busca de melhorias da malha ferroviária gaúcha que precisa de manutenção. Temos aí uma super safra de grãos e não podemos continuar dependentes do modal rodoviário para escoar toda a produção. A tendência é a cada ano colher mais, precisamos nos preparar para o futuro”, explica a presidente da Frente.
O deputado federal Luis Carlos Heinze, os deputados estaduais Gilmar Sossela, Edson Brum e Adolfo Britto, FAMURS, FIERGS, Sindilat, Sindifergs, e várias outras entidades ligadas ao agronegócio participaram da audiência.
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