O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) estreou nas ruas de São Vicente na tarde deste sábado (30). O primeiro teste da composição foi realizado entre as estações Nossa Senhora das Graças e José Monteiro, na Vila Valença.
Entre os passageiros da viagem, técnicos brasileiros e estrangeiros observavam cada detalhe e reação da composição. Ainda neste sábado, serão feitas outras seis viagens que resultarão em um relatório com o objetivo de apontar possíveis alterações na operação do veículo.
O percurso de um quilômetro foi feito em cerca de cinco minutos, com velocidade abaixo do normal. Ao passar, o novo modal chamou a atenção dos moradores do entorno, que saíram para ver a novidade e registrar a primeira viagem do VLT.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A mecânica de bicicletas, Tainá Almeida, deixou a bicicleta de lado e se aproximou da composição assim que ela parou. “Achei que seria mais simples, menor. É muito bonito. Não vejo a hora de poder andar nele”, disse, entusiasmada. Ela mora na divisa com Santos, onde a composição passará.
Viagem agradável
Sem sobressaltos e andando de forma suave, a viagem com o VLT é agradável. No teste, como o sistema ainda não está integrado com a sinalização semafórica do município, não houve paradas entre as estações, pois os cruzamentos estavam bloqueados ao trânsito no momento do teste.
O passeio de ida e volta foi bem sucedido e ao final do teste os engenheiros comemoraram. Para o presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes da Silva Júnior, “o dia de hoje é muito especial, pois havia uma expectativa muito grande por esse momento. Para mim, é como a véspera de Natal”, afirma.
Nas próximas semanas, será possível ver o VLT circular em alguns momentos, em novos testes. Em breve, numa data ainda não definida, moradores do entorno e escolas devem ser convidados para testar o veículo.
Seja o primeiro a comentar