O secretário Extraordinário de Acompanhamento de Logística Intermodal de Transporte, Francisco Vuolo, esteve reunido nesta segunda-feira (18), com prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, e equipe técnica para tratar de assuntos referentes vias de escoamento de produção para a região Oeste. De acordo com Vuolo, o encontro abre a possibilidade para estudar as viabilidades de levar para Cáceres um braço da Ferrovia Norte Brasil (Ferronorte), além da estruturação da malha fluvial do município.
Inicialmente ficou definida a realização de um workshop com representantes de indústrias interessadas, além de Universidades, prefeitos e outros representantes para que seja levantado um pequeno prospecto da viabilidade econômica de trazer o trilhos para o município. “Temos duas opções de trajeto da Ferronorte até Porto Velho (RO), e um deles passa por Cáceres.
Mesmo que seja um pouco mais cara essa rota, a potencialidade econômica da região pode fazer esta rota viável”, destacou.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Vuolo frisou que entre Cuiabá e Porto Velho não existiria outro terminal, e que Cáceres é um polo ideal para a instalação de um terminal.
“Com a implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), temos um norte e um grande chamariz para criarmos uma rede de logística forte para a Região Oeste. A estruturação das hidrovias para escoamento da produção também é um fator importante para tomarmos esta decisão. Cáceres é um gigante adormecido, e tem muito a explorar. Além disso, facilitaria a interligação com outros países da América do Sul, gerando mais possibilidades”, disse.
O Workshop tem previsão para acontecer no final de maio, e contará com vários palestrantes especializados no assunto. O evento será realizado pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal de Cáceres. De acordo com o prefeito Francis Maris, este é um momento único para o município.
“Cáceres tem um potencial gigantesco, e pode se desenvolver muito com a chegada da Ferrovia. Caso isso se concretize, teremos uma estrutura sólida de logística em quatro vias: Aérea, Rodoviária, Ferroviária e Fluvial, o que pode trazer arrecadação recorde para o município”, disse.
Também participaram da reunião o presidente da Câmara dos Vereadores de Cáceres, Alvasir Alencar, o secretário de Governo, Neto Gouveia, e a secretária de Planejamento, Gisele Fontes.
Seja o primeiro a comentar