Concessões devem reduzir os custos logísticos

As novas concessões ferroviárias, que devem sair até o fim deste ano, permitirão redução em torno de 30% nos custos logísticos para escoamento da produção no país. Em Minas, um dos lotes que deve ser licitado é o ramal que ligará Belo Horizonte a Salvador (BA) e depois a Recife (PE). O trecho até a capital da Bahia pode, inclusive, comportar operadoras que realizarão transporte de passageiros.


As informações são do presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo. “O prazo para a construção será de cinco anos a partir das concessões, que devem ser contratadas até o final deste ano. Essa malha ferroviária permitirá redução do custo logístico em torno de 30%”, disse.


Além disso, Figueiredo explicou que as novas linhas férreas beneficiarão o desenvolvimento da região Central do Brasil. Segundo ele, hoje isso não é possível porque não existe logística para o escoamento da produção. “Sabemos que as ferrovias são elementos fundamentais para alavancar a produção”, pontuou.


Para o presidente da EPL, o repasse do governo federal de R$ 15 bilhões para a Valec atrairá investidores. “Esse recurso é para formar o fundo garantidor para a Valec garantir o recebível das futuras concessões ferroviárias. Este era um dos pontos que os investidores questionavam no modelo ferroviário e que agora ficou mais seguro”, explicou.


Segundo Figueiredo, o modelo de concessão que está sendo adotado é “aberto”, o que permitirá a qualquer operador logístico formar sua composição, comprar e usar a ferrovia. “Isso vai fazer a ferrovia voltar a ser uma nova alternativa logística viável no país”, afirmou. “As ferrovias novas serão abertas e qualquer um poderá operar. Temos expectativa que o transporte de passageiros também será viabilizado em alguns trechos”, acrescentou.


RMBH – Entre os ramais que poderão ser usados para o transporte de passageiros, Figueiredo destacou o trecho de Belo Horizonte a Salvador (BA), que será revitalizado. Além disso, ele já informou que também está em estudo uma solução para liberar linhas de transporte de carga e de passageiros dentro da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).


A previsão é a de que até o final deste ano o Executivo licitará as obras de 10 mil quilômetros de ferrovias e grande parte está em Minas Gerais. Conforme já informado, dos R$ 91 bilhões em investimentos nessas ferrovias, pelo menos R$ 30 bilhões devem ser direcionados para ramais que cortam o Estado, acumulando um total próximo de 3 mil quilômetros de trilhos em território mineiro.


Os trechos que estão inclusos no programa do governo federal são: o tramo Norte e Sul do Ferroanel, em São Paulo; o acesso ao porto de Santos, também em São Paulo; o trecho entre Lucas do Rio Verde (MT) e Uruaçu (GO); o trecho entre Estrela d”Oeste (SP), Panorama (SP) e Maracaju (MS); e o trecho entre Açailândia (MA) e Vila do Conde (PA).


Outros trechos são: Uruaçu (GO), Corinto (região Central) e Campos dos Goytacazes (RJ); Salvador e Recife; Belo Horizonte e Salvador; Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes e Vitória; Maracaju (MS) e Mafra (PR); e São Paulo, Mafra e Rio Grande (RS).

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