Governador de São Paulo e candidato à reeleição, Geraldo Alckmin (PSDB) ratificou ontem a expectativa de assinar nos próximos dias o contrato que viabilizará a construção da Linha 18-Bronze do Metrô.
O ramal, que será operado por meio do monotrilho, ligará o Grande ABC ao sistema metroviário da Capital. A obra está orçada em R$ 4,2 bilhões, divididos entre Estado, governo federal e iniciativa privada, por meio de PPP (Parceria Público-Privada).
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“Vamos assinar nos próximos dias esse contrato. Até convidei a presidente Dilma (Rousseff do PT), pois teremos recurso do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)”, explicou.
No total, serão 15,7 quilômetros de extensão, com estações em São Caetano, Santo André e São Bernardo, além da Capital. O Consórcio ABC Integrado foi o único a formalizar proposta.
O anúncio de Alckmin foi feito durante visita à Estação Barra Funda. No local, o governador, acompanhado pelo secretário paulista de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, realizou vistorias por todo o complexo, enfatizando as obras de acessibilidade, entregues à população há cerca de quatro meses.
“É preciso destacar a grande ampliação que foi feita nesta estação, viabilizando elevadores e escadas rolantes, que muito ajudam as pessoas com necessidades especiais”, afirmou o tucano.
Em relação à expansão do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), o chefe do Executivo estadual garantiu que entregará estações metroviárias nos próximos meses. “Vamos entregar duas estações até setembro. Uma é a Vila Prudente e a outra e a Oratório (ambas do monotrilho da Linha 15), para entrar em operação o monotrilho, o primeiro do Brasil.
Alckmin não realizou atividade de campanha durante todo o dia de ontem. Entretanto, na vistoria pela Estação Barra Funda se registrou grande clamor por parte da população.
Muitos foram os momentos em que Alckmin desviou o trabalho para tirar fotos com os munícipes. “Primeiro queria destacar que hoje (ontem) foi o recorde de selfies e fotografias. Sou um dos poucos candidatos que andam no meio da população e com total liberdade para as pessoas”, brincou.
Seja o primeiro a comentar