Obras do VLT em Cuiabá devem começar em 20 dias

O consórcio VLT Cuiabá foi escolhido nesta segunda-feira (18) para implantar até março de 2014 os 22 km do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A definição ocorreu após análise da comissão de Licitação da Secopa-MT nos recursos interpostos pelos consórcios concorrentes, que foram considerados improcedentes. Com isso, o governo prevê o início da maior obra pública de mobilidade urbana do estado nos próximos 20 dias.


Por conta disso, o consórcio VLT Cuiabá, que já havia sido habilitado para erguer o modal, será o responsável pelas obras que, segundo o consórcio, deverão custar R$ 1,4 bilhão, aproximadamente, R$ 200 milhões a mais do que previa o governo.


Também nesta segunda-feira, o governador Silval Barbosa anunciou a liberação de R$ 423,7 milhões contraídos junto à Caixa, para o início das primeiras obras que, de acordo com a Secopa-MT, deverão iniciar nos próximos dias. “Acredito que na próxima semana a empresa já comece a mobilização para iniciar a obra, que durará 24 meses”, disse o secretário Maurício Guimarães, da Secopa.


Só em desapropriações que serão feitas ao longo do traçado do VLT, o governo diz que destinou pelo menos R$ 110 milhões que serão revertidos em indenizações a moradores e empresários atingidos pelas obras.


O segundo pacote de recursos para as obras do VLT deve ser financiado pelo governo do estado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de R$ 727,9 milhões. Segundo o governo, os valores serão utilizados em 12 obras que facilitarão a operação do metrô de superfície. O empréstimo será pago em 360 meses após a conclusão da obra.


Modal


As duas linhas dos trilhos do VLT terão 22 quilômetros de extensão. Uma deve ligar a região do CPA ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon na cidade vizinha de Várzea Grande. A outra linha deve começar na região do Coxipó e seguir até ao centro de Cuiabá. A capacidade máxima de passageiros do VLT será de 400 pessoas por vagão e a velocidade de operação prevista é 60 km.


Os terminais terão estacionamento para veículos e bicicletário, ampliando o potencial de mobilidade urbana na Capital e em Várzea Grande. O anteprojeto do VLT prevê que todos os critérios de acessibilidade serão contemplados na elaboração dos projetos básico, executivo e, consequentemente, na execução das obras.

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