Mineradora abrirá capital na Bolsa de Londres

A companhia brasileira de minério de ferro Zamin deverá lançar ações na Bolsa de Valores de Londres. A decisão da companhia de abrir o capital em Londres ocorre poucas semanas depois da Ferrous Resources, outra exploradora de minério de ferro brasileira, ter cancelado sua planejada oferta de ações na capital britânica, alegando condições de mercado voláteis e perspectivas instáveis para a matéria-prima usada na produção de aço.


Um banqueiro familiarizado com a companhia disse na sexta-feira que o valor da Zamin provavelmente ficará entre US$ 2 bilhões e US$ 2,5 bilhões, abaixo dos US$ 3,5 bilhões que a Ferrous esperava obter.


A Zamin está mais adiantada que a Ferrous na conclusão dos estudos de viabilidade e obtenção da autorização para o início de seu principal projeto, segundo informaram a companhia e analistas independentes.


A Zamin prevê que a construção de sua principal mina no Estado da Bahia – chamada Bahia Mineração, ou Bamin – custará US$ 1,8 bilhão. O controle do projeto é dividido com a Eurasian Natural Resources, a mineradora do Cazaquistão com ações na Bolsa de Londres. O projeto de Bamin poderá ter início assim que a Zamin conseguir financiamento para a empreitada.


Pramod Agarwal, fundador e controlador da Zamin, é um bem-sucedido negociador independente de metais e ex-presidente do conselho de administração da Gerald Metals, uma trading privada. “Não é preciso muito esforço de convencimento”, disse Agarwal ao descrever a relativa facilidade de venda dos méritos da Zamin para os potenciais investidores. “Os credores estão fazendo fila para ajudar nesse projeto.”


No entanto, banqueiros próximos da Ferrous disseram, no mês passado, que houve um desligamento entre os altos preços do minério de ferro no mercado à vista e o apetite dos investidores em bancar projetos na área. Esses projetos de mineração demoram anos para iniciar a produção, tornando os investimentos uma aposta de longo prazo na demanda por ação e no crescimento sustentado do setor industrial. Recentemente os preços do minério de ferro vêm em tendência de queda.


Martin Kannengieser, diretor da Zamin, disse que a principal vantagem da companhia é a proximidade de suas minas da ferrovia brasileira “leste-oeste”. A infraestrutura de transporte está sempre no cerne da viabilidade dos projetos de minério de ferro e às vezes as companhias de mineração precisam construir caros dutos de cimento ou ferrovias de centenas de quilômetros até o litoral.


No entanto, o governo federal brasileiro autorizou a construção de uma artéria ferroviária por meio do Estado da Bahia, numa tentativa de estimular o crescimento de uma região relativamente subdesenvolvida. Bamin está localizada a 9 quilômetros da ferrovia planejada, segundo informou a Zamin, observando que os custos de infraestrutura de transporte associados ao projeto são pequenos em relação a outros projetos parecidos.


A Zamin e a Ferrous vêm tendo sucesso na criação de nichos independentes no setor de minério de ferro no Brasil. As vastas reservas de minério de ferro do país estão altamente concentradas nas mãos da Vale e outras poucas mineradoras. O chefe do projeto Bamin é um ex-diretor de minério de ferro da Vale.


“Há vantagens em abrir o capital”, disse Kannengieser. “Você tem mais opções e é mais fácil desenvolver um perfil de crédito. Mas não é algo que estejamos desesperados para fazer. Quando isso fizer sentido, quando o mercado estiver apropriado, vamos analisar com atenção.”

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